Última hora

Guia-intérprete do Porto superou crise provocada pela Covid-19 com venda de “boxes” de alimentos

19 Março 2021
Guia-intérprete do Porto superou crise provocada pela Covid-19 com venda de “boxes” de alimentos
Economia
0

Débora Soares resistiu à tristeza de um ano sem trabalho como guia-intérprete no Porto e a um mês em isolamento, contaminada pelo novo coronavírus, criando um projeto “take-away” de “boxes” com alimentos para diferentes momentos.
Guia-intérprete desde 2018, Débora Soares viu o trabalho na sua área desaparecer com a chegada a Portugal da pandemia de Covid-19, relatou a jovem empresária.
Adepta da cozinha e dos cozinhados, cedo percebeu que o impulso de investir na restauração se perdera com a declaração de pandemia.
Virou-se então para o “take-away”, a partir de casa, em Santa Maria da Feira, sozinha, mas embalada pela “opinião positiva da família e amigos”, convidados a provar as refeições que preparou para compor as “boxes” e em que apostou todas as fichas.
A 1 de janeiro de 2021, depois de recuperar de um mês em isolamento por ter sido contaminada pelo novo coronavírus que lhe causou, inclusive, “lapsos de memória”, anunciou nas redes sociais a “Box4You”, associando-lhe imagens de caixas com pequenos-almoços, “brunches” e pacotes de aniversários, piqueniques e festas temáticas.
“Ultrapassou as expectativas. Foi uma grande surpresa. Quando pensei no projeto fui tirar ideias à Internet e decidi tentar. Comecei a comprar material, mas sempre temendo que pudesse falhar por haver tanta oferta no mercado”, descreveu Débora Soares. E sublinhou: “nunca pensei que pudesse ter tanto êxito”.
Em três meses, cresceu de Santa Maria da Feira para os concelhos de Espinho, Vila Nova de Gaia, Porto, Gondomar e Matosinhos, lembrando que também já vendeu para Estarreja e Oliveira de Azeméis.
“Ocupa-me imenso tempo. Ando exausta. Até parece que estou a ter uma época intensa como guia. Há dias em que me levanto às 04:00 devido ao número de encomendas de pequenos-almoços que têm de ser preparados na hora e entregues bem cedo”, contou da sua nova aventura.
O apoio da família, garantiu, não se fica pela prova e pela opinião, revelando que “nos dias de maior trabalho, como o Dia dos Namorados ou do Pai”, conta com eles para fazer as entregas.
Para o futuro, a ideia, divulgou, é tentar “lançar novas “boxes” mensalmente”, continuando a aproveitar os dias em que não tem entregas para “ir aos supermercados comparar preços, ver os produtos e imaginar o que se pode fazer de novo”.
“Estou sempre ocupada, o projeto absorve-me completamente”, sublinhou a jovem empresária.
A 6 de março anunciou uma parceria com uma empresa de passeios pelo rio Douro para a venda de “boxes” aos clientes, que podem ser degustadas a bordo, explicando que “embora os passeios estejam proibidos, é permitido pernoitar nos barcos”.
Apesar do horizonte de reabertura do turismo no país continuar indefinido, Débora Soares tem uma certeza: quando retomar a atividade de guia-intérprete não vai prescindir do seu projeto, admitindo, por isso, “haver nessa altura uma segunda pessoa para dar resposta à procura”.
“Tenho clientes certos e também já empresas que me pedem “boxes”, não posso pensar em parar, devo-lhes esse respeito”, acrescentou.
Outra realidade com a qual disse estar preparada para continuar a lidar é a de continuar a “acordar de madrugada para preparar as “boxes” dos pequenos-almoços para duas pessoas”, o seu produto mais procurado, contou, entre gargalhadas, Débora Soares, da recente empresa “Box4You”.