Última hora

Candidato do PS à Câmara de Vila do Conde Vítor Costa promete 1.000 novas habitações sociais

24 Março 2021
Candidato do PS à Câmara de Vila do Conde Vítor Costa promete 1.000 novas habitações sociais
Política
0

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, apresentou esta terça feira, o segundo compromisso para as próximas Eleições Autárquicas, “1.000 novas habitações em dez anos”, para “Habitação Social e para a Classe Média”.
O “primeiro compromisso, como candidato a Presidente da Câmara Municipal, foi o de resolver o grave problema dos preços da água”, assumiu Vítor Costa.
“Desta vez, o meu segundo grande compromisso é de definir estrategicamente a atuação do Município face ao grave problema da habitação. É necessário criar as condições necessárias para assegurar habitação social, bem como promover o mercado habitacional de habitações a preços acessíveis. Na cidade e nas freguesias”, salientou Vítor Costa em comunicado.
“Em Portugal, no Plano de Recuperação e Resiliência, o governo inscreveu 250 milhões de euros para apoio e financiamento da habitação social. Este financiamento pode atingir os 100%.
Falta neste plano a habitação para jovens e classe média. A resposta para este importante segmento passa pela iniciativa privada e pelo sector social e cooperativo, cabendo aos Municípios criar as melhores condições para incentivar esses investimentos”, frisou o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vila do Conde.
“1.000 novas habitações até 2030” é o destaque da comunicação pública do candidato do PS à Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, que adianta que “encontrar as respostas necessárias e urgentes para esta área é algo de bastante complexo. São necessários terrenos. É preciso elaborar projetos. É indispensável garantir os financiamentos. É essencial encontrar empresas e instituições interessadas. As dificuldades são evidentes.”
“O compromisso que assumo passa pelo seguinte: elaborar um plano geral de atuação no prazo máximo de seis meses a iniciar no final de outubro deste ano. Este plano deve conter as carências existentes nas freguesias e na cidade, além de propor soluções; traçar objetivos claros de forma descentralizada. À partida e de acordo com dados que já foi possível obter, no prazo de dez anos, propomos promover a construção de 1000 novas habitações, envolvendo a Câmara, o sector privado e o sector social e cooperativo; trata-se de um grande e difícil objetivo. Mas para grandes males, grandes remédios. É possível com o esforço da Câmara, que recorrerá às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, e dos setores atrás referidos; para além disso, é também objetivo elaborar um plano de requalificação das habitações municipais em situação de maior carência de intervenção, tanto nas freguesias como na cidade, num prazo de quatro anos”, assumiu o líder socialista Vítor Costa.