Última hora

Aluna de secundária de Vila Nova de Famalicão vence em Portugal prémio de jovens tradutores

12 Março 2021
Aluna de secundária de Vila Nova de Famalicão vence em Portugal prémio de jovens tradutores
Cultura
0

A vencedora em Portugal do prémio para jovens tradutores da Comissão Europeia foi, em 2020, Leonor Silva, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, foi esta quinta feira anunciado em Bruxelas.
Para além da estudante premiada – com uma tradução de inglês para português -, Portugal recebeu ainda 12 menções especiais no concurso em que participaram, no país, 86 alunos, com 17 anos, num total de 21 escolas.
A Comissão Europeia anunciou esta quinta feira os nomes dos 27 vencedores do concurso de tradução Juvenes Translatores, destinado a alunos do ensino secundário e que podiam escolher entre duas das línguas oficiais da UE para fazer uma tradução.
Das 552 combinações linguísticas possíveis, os jovens tradutores utilizaram 150, tendo o tema escolhido para 2020 sido “Enfrentar tempos difíceis – juntos somos mais fortes”.
“Dou os meus parabéns aos estudantes que aceitaram o desafio de traduzirem nestas circunstâncias difíceis”, disse, em comunicado, o Comissário do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.
O Comissário felicitou, ainda, os professores “que deram provas de determinação para organizarem o concurso num contexto de ensino à distância”.
Os tradutores da Comissão selecionaram 27 vencedores (um por país da União Europeia) de entre os 2.797 participantes em toda a Europa.
Além disso, 248 estudantes receberam menções honrosas, que distinguem traduções excecionais.
O melhor jovem tradutor de cada país da União Europeia vai ser convidado para uma cerimónia de entrega dos prémios por vídeoconferência, em 2 de julho.
O concurso realiza-se desde 2007 e destina-se aos jovens de 17 anos que frequentam o ensino secundário, realizando-se em simultâneo nas escolas participantes em toda a União Europeia.
O número de escolas participantes de cada país é igual ao número de deputados do país ao Parlamento Europeu e a seleção é feita aleatoriamente através de computador.