Última hora

Vila do Conde vai passar a ter posto de vacinação contra a Covid-19 no Centro de Saúde de Modivas

15 Fevereiro 2021
Vila do Conde vai passar a ter posto de vacinação contra a Covid-19 no Centro de Saúde de Modivas
Local
0

Vila do Conde vai ter um centro de vacinação contra Covid-19 a funcionar no Centro de Saúde de Modivas.
“Com efeito, a ARS Norte [Administração Regional de Saúde do Norte] anunciou a ampliação do número de centros de vacinação em funcionamento em toda a região Norte, que de 7 passam agora a ser 50, sendo naturalmente o Concelho de Vila do Conde integrado neste reforço”, anunciou a Câmara Municipal de Vila do Conde em comunicado.
Os 23 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) do Norte têm ativos 50 pontos de vacinação contra a Covid-19, prevendo-se a administração de 19 mil doses até fim de abril, disse a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
“Todos os agrupamentos, neste momento, já estão a vacinar os dois grupos: os de mais de 80 anos e os de 50 anos com comorbilidades. Nos 23 ACeS, estão ativos 50 pontos de vacinação. Nesta fase serão inoculadas aproximadamente 19 mil doses”, disse fonte da Administração Regional de Saúde (ARS-N).
Na passada segunda feira, 8 de fevereiro, estavam abertos a Norte sete centros de vacinação, prevendo-se a administração de 1.500 doses durante a semana, segundo a Administração Regional de Saúde (ARS-N).
Os sete locais de vacinação abertos no início do mês na zona Norte diziam respeito aos ACeS de Braga, Marão e Douro Norte (Vila Real), Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Vimioso (Unidade Local de Saúde Nordeste).
Agora, com 50 pontos de vacinação, “estima-se que, com a aplicação da primeira e segunda doses, a vacinação [daquele grupo da população] se estenda até ao final de abril”, indicou a Administração Regional de Saúde (ARS-N).
Questionada sobre quantas das vacinas hoje recebidas se destinam à Região Norte, a fonte remeteu a resposta para a “Task Force” que está a fazer a gestão do Plano Nacional de Vacinação.
A Ministra da Saúde, Marta Temido esclareceu que Portugal recebeu até sexta feira 694.800 doses, das quais 42.900 foram encaminhadas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A estes números acrescem, ainda, 104.130 doses da vacina da Pfizer/BioNTech recebidas já hoje, estando também prevista uma remessa da vacina da AstraZeneca com 93.600 doses para 19 de fevereiro.