Última hora

Vacinação contra a Covd-19 vai arrancar nos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde

3 Fevereiro 2021
Vacinação contra a Covd-19 vai arrancar nos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde
Local
0

A vacinação contra a Covd-19 vai arrancar esta quinta feira nos concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim adaptou as instalações da antiga Escola do Cruzeiro, na freguesia de Aver-o-Mar, para posto de vacinação contra a Covid-19 nos dois concelhos.
As instalações, que vão ter uma capacidade para atender 500 utentes por dia, vão estar prontas para o início da inoculação já esta quinta feira, para idosos com mais de 80 anos e pessoas com 50 anos ou mais que sofram de patologias consideradas de risco, de forma a cumprir o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
Esta quinta feira, o processo de vacinação arranca na região Norte, em simultâneo em sete locais: Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste.
Nestes sete locais serão administradas perto de 900 vacinas até ao final da semana, avançou o Ministério da Saúde, ao adiantar que esta fase da vacinação vai iniciar-se na próxima semana nas restantes administrações regionais de saúde do país.
Abrangendo cerca de 900 mil pessoas, esta é uma nova etapa da Fase 1 do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que se iniciou a 27 de dezembro, e que foi recentemente atualizado, passando a incluir a vacinação simultânea das pessoas com 80 ou mais anos de idade.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.
A Fase 1 abrange também os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.