Última hora

Rio Ave em inferioridade numérica por expulsão de Nélson Monte perde em casa com o Famalicão

22 Fevereiro 2021
Rio Ave em inferioridade numérica por expulsão de Nélson Monte perde em casa com o Famalicão
Desporto
0

Um golo de Ugarte bastou para o Famalicão vencer por 1-0 na visita ao Rio Ave, em jogo da 20.ª jornada, e abandonar provisoriamente o último lugar da I Liga de futebol.
Em Vila do Conde, os famalicenses derrotaram um Rio Ave em inferioridade numérica desde os 29 minutos, por expulsão com vermelho direto de Nélson Monte, graças ao golo apontado por Ugarte (39), e interromperam uma série de cinco jogos sem ganhar.
A primeira vitória do Famalicão na era Silas deixa os vilacondenses, que vinham de dois triunfos, no nono lugar, com 22 pontos.
“Não acho que a expulsão tenha sido o momento fulcral, porque já antes, em 11 contra 11, tínhamos sido melhores.
O Rio Ave é uma equipa com uma dinâmica forte, com bons valores individuais, e claro que em igualdade numérica podia discutir melhor o resultado, mas acho que fomos mais consistentes.
Esta vitória tem uma importância extrema, porque apesar de já a procurarmos há algum tempo, ainda não tinha acontecido. Mas não terá significado se já na próxima semana não conseguirmos também vencer.
Vamos ter de estar no nosso máximo, pois com duas vitórias seguidas conseguimos uma alavanca importante para sair da situação em que nos encontramos.
Este foi um adversário que estava em crescendo, analisamos isso e optámos por esta estrutura tática, mas não quer dizer que no próximo jogo voltemos a apresentar-nos desta maneira”, disse Silas, treinador do Famalicão, no final do encontro.
“A expulsão do Nélson Monte alterou planos e estabeleceu níveis de expectativas diferentes, mas acho que a equipa mostrou que foi capaz de discutir o jogo.
Não há dúvidas quem foi a melhor equipa dentro de campo, e só um golo fortuito levou a que não conseguíssemos uma estabilidade que nos levasse a um resultado diferente.
Tenho de enaltecer o trabalho da equipa, que percebeu o que tínhamos de fazer e, mesmo com menos uma unidade, mostrou resiliência e capacidade de atacar e fazer circular a bola.
Não estamos satisfeitos por não conseguir dar sequência aos resultados anteriores, mas sabemos de onde vimos, o que encontramos, o caminho que temos de continuar a fazer.
Acredito que se tivéssemos feito um golo, iríamos colocar em stress emocional o adversário, mas sabíamos que não íamos ter muitas oportunidades. Conseguimos algumas, mas, mesmo não marcando, tenho de dar mérito à capacidade de resposta da equipa”, disse Miguel Cardoso, treinador Rio Ave, no final da partida.
Na próxima jornada, o Famalicão recebe o Farense, sábado, às 15:30 horas. O Rio Ave desloca-se à Luz, para defrontar o Benfica, segunda feira, às 19:00 horas.