Última hora

Plataforma internacional StolenCars24 atualiza lista dos automóveis mais roubados na Europa

18 Fevereiro 2021
Plataforma internacional StolenCars24 atualiza lista dos automóveis mais roubados na Europa
Tecnologia
0

Uma plataforma internacional atualiza a lista dos automóveis mais roubados na Europa.
De acordo com a StolenCars24, um repositório online que publica o ranking atualizado dos automóveis mais roubados na Europa, com base nas denúncias recebidas pelas autoridades de segurança dos países europeus onde este tipo de crime ocorre com mais frequência, os modelos alemães estão em maioria, representando 57% do total dos roubos.
Os automóveis da Volkswagen são os mais procurados pelos amigos do alheio, com 21% das ocorrências naquela base de dados, seguindo-se Audi, BMW e Mercedes-Benz. O TOP5 dos carros mais roubados na Europa fica completo com a norte-americana Ford.
Por países, Alemanha, Áustria e Reino Unido são os países com maior número de ocorrências registadas.
Portugal não faz parte da lista das nações que disponibilizam informações para esta base de dados internacional, mas a estatística publicada no Relatório Anual de Segurança Interna permite concluir que em território nacional registam-se uma média de 27 ocorrências por dia.
Os dados fornecidos não incluem referência às marcas, ao contrário do que acontece na vizinha Espanha, onde é possível fazer uma observação cuidada do fenómeno do roubo de automóveis. No relatório “Estamos Seguros”, publicado pelas Autoridades Espanholas, com dados sobre todos os veículos segurados contra roubo ou furto – mais de 60% dos automóveis em território espanhol -, foram registadas cerca de 135.000 ocorrências, em 88% dos casos viaturas particulares.
Naquele relatório espanhol, os veículos com mais de dez anos aparecem em maioria, segundo as autoridades, pela cobiça das peças para reposição de stocks de mercados, sendo que os mais roubados nos últimos dois anos foram o Seat Ibiza (4,2%) e o Volkswagen Golf (3,9%), seguidos do BMW Série 3 (3,7%).