Última hora

Novos casos de Covid-19 em Portugal caíram para quase metade na primeira semana de fevereiro

9 Fevereiro 2021
Novos casos de Covid-19 em Portugal caíram para quase metade na primeira semana de fevereiro
País
0

Os novos casos de Covid-19 em Portugal caíram quase para metade na primeira semana de fevereiro quando comparados com a última de janeiro, o pior mês de sempre da pandemia.
Entre 1 de fevereiro e esta segunda feira foram registados 47.403 novos casos de infeção e de 25 a 31 de janeiro o valor foi de 84.326 o que equivale a uma redução na ordem de quase metade.
No domingo, o virologista Pedro Simas disse que Portugal está a ter uma redução abrupta no número de novos contágios resultante do confinamento, considerando que o encerramento das escolas ocorrido há duas semanas foi determinante para este resultado.
“Isto era perfeitamente previsível e dependia do bom comportamento e adesão ao confinamento total e o que eu vejo é que houve uma adesão fantástica e o resultado está à vista porque a biologia é factual. Se não houver contactos e as pessoas aderirem às regras os vírus não se conseguem transmitir. Está nas nossas mãos. É por isso que a curva de decréscimo é tão abrupta”, frisou o virologista do Instituto Molecular da Universidade de Lisboa.
“O encerramento das escolas foi determinante porque é uma mensagem clara para a sociedade portuguesa. Quando se fecha as escolas é porque o assunto é sério”, disse, adiantando que ter as escolas abertas implicava muito movimento dos adultos.
Além da redução de novos casos, os números divulgados diariamente pela Direção-Geral de Saúde (DGS) dão ainda conta que nos últimos oito dias Portugal registou uma descida acima dos 20% do número de casos ativos.
A 1 de fevereiro Portugal tinham 179.180 casos ativos. Uma semana depois esse valor passou para os 140.644 casos, com uma redução diária consistente.
Na última semana de janeiro o número de casos ativos subia diariamente atingindo os 181.623 a 31 de janeiro.
Os dados revelam também um decréscimo no número de contactos em vigilância. Numa semana o país tem menos 39.448 contactos em vigilância passando de 220.353 para 180.905.
Em uma semana há também o registo da recuperação de um total de 78.537 doentes.
Relativamente ao número de pessoas que morreram, os boletins diários da Direção-Geral de Saúde (DGS) dão conta que na primeira semana de fevereiro Portugal registou 1.597 óbitos, 50,4 por cento dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Na última semana de janeiro morreram em Portugal 2.013 pessoas com Covid-19. No primeiro mês do ano morreram 5.569 pessoas com a doença o que coloca janeiro como o pior de sempre desde o início de uma pandemia em março de 2020.