Última hora

Ministério da Saúde diz que cerca de 370 pessoas já confirmaram por SMS agendamento da vacina

3 Fevereiro 2021
Ministério da Saúde diz que cerca de 370 pessoas já confirmaram por SMS agendamento da vacina
País
0

O Ministério da Saúde avançou esta terça feira que já foram enviadas cerca de 850 SMS a utentes que vão ser vacinados contra a Covid-19 nos Centros de Saúde, tendo recebido já 370 confirmações de agendamento para a toma da vacina.
“Até ao momento, já foram enviadas cerca de 850 SMS e confirmados cerca de 370 agendamentos” para a fase de vacinação dos idosos com 80 ou mais anos e de pessoas entre os 50 e os 79 anos e com comorbilidades, que arranca na quarta feira em Lisboa e que prossegue na quinta feira na região Norte, adiantou o Ministério da Saúde.
O processo de convocatória e agendamento dos utentes para a vacinação contra a Covid-19 é feito preferencialmente através deste tipo de mensagens telefónicas.
Na ausência de resposta ao SMS ou havendo recusa das propostas de agendamento, os utentes serão contactados telefonicamente, pelos Centros de Saúde, para encontrar uma alternativa de agendamento, ou, na impossibilidade do contacto telefónico, será enviada uma carta.
Informação do Ministério da Saúde refere que a vacinação decorrerá na quarta feira nas Unidades de Saúde Familiares de Alvalade e do Parque, em Lisboa e Vale do Tejo, onde até sexta feira devem ser administradas cerca de 300 vacinas contra a Covid-19.
Na quinta feira, a vacinação arranca no Norte, em sete locais: Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste.
Nestes sete locais vão ser administradas perto de 900 vacinas até ao final da semana, avançou o Ministério da Saúde, adiantando que esta fase da vacinação vai iniciar-se na próxima semana nas restantes administrações regionais de saúde.
Abrangendo cerca de 900 mil pessoas, esta é uma nova etapa da Fase 1 do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que se iniciou a 27 de dezembro, e que foi recentemente atualizado, passando a incluir a vacinação simultânea das pessoas com 80 ou mais anos de idade e 50 anos ou mais que sofram de patologias crónicas.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.
A Fase 1 abrange também os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.