Última hora

Igreja Matriz de Vila do Conde vai sofrer obras de reabilitação no valor de cerca de 580 mil euros

22 Fevereiro 2021
Igreja Matriz de Vila do Conde vai sofrer obras de reabilitação no valor de cerca de 580 mil euros
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou na passada sexta feira que, dentro em breve, vão arrancar as obras de reabilitação da cobertura e da torre sineira da Igreja Matriz, que está junto ao edifício dos passos do concelho.
A autarquia vilacondense recebeu a notícia do Diretor Regional de Cultura do Norte e a obra vai avançar com um investimento de 579.836,38 euros, com uma participação do FEDER de 492.860,92 euros.
Esta obra de reabilitação da Igreja Matriz de Vila do Conde tornou-se possível fruto da aprovação de uma candidatura realizada ao Programa Operacional Norte 2020 para o efeito.
“A Igreja Matriz de Vila do Conde é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e do concelho e é também um dos mais significativos em estilo manuelino no país, sendo por isso classificado como Monumento Nacional, pelo que a sua preservação, há muito esperada, é recebida com enorme satisfação”, tornou público a Câmara Municipal de Vila do Conde, em comunicado.
“A Igreja Matriz é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e concelho de Vila do Conde. Desde o século XVI, transformou-se no maior centro de culto da Paróquia de S. João Baptista e, quando foi construída era a maior igreja paroquial do seu tempo, e ainda hoje é uma das maiores do país. Não sendo possível contar toda a sua história referiremos os factos principais. A decisão de se construir uma nova matriz, em 1496 – em substituição da antiga matriz que se situava no monte do mosteiro e era pequena – corresponde ao anseio de uma população, que há muito desciam as encostas do monte, para morar mais perto do porto do Ave, numa época em que Vila do Conde fervilhava com o comércio do Império Português. A matriz de Vila do Conde é um monumento às Descobertas marítimas empreendidas por Portugal. Iniciava-se, assim, a construção de um novo pólo do poder no Campo de S. Sebastião, que ficaria completo com a transladação dos Paços do Concelho para o topo norte da Praça Nova, retirando, assim, ao Monte do Mosteiro a sua primazia como centro de poder político e religioso da vila”, diz a Paróquia de São João Baptista na informação sobre a história da Igreja Matriz de Vila do Conde.