Última hora

GNR resgata 56 aves e identifica dois homens no concelho de Vila do Conde por captura e detenção

26 Fevereiro 2021
GNR resgata 56 aves e identifica dois homens no concelho de Vila do Conde por captura e detenção
Local
0

Dois homens, de 59 e 69 anos de idade, foram identificados por captura e detenção ilegal de aves e 56 animais foram resgatados em duas ações da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Vila do Conde, informou esta quinta feira o Comando Territorial do Porto da GNR.
Nestas operações, realizadas na terça e quarta feira passadas, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Matosinhos, do Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR), apreendeu aos suspeitos um total 56 aves, além de material usado para captura dos animais.
Na primeira ação, ocorrida na terça feira, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) detetaram num terreno do concelho de Vila do Conde uma rede com esticadores que tinha como objetivo a captura das aves, tendo, após diligências, identificado o responsável, de 69 anos, suspeito da detenção dos animais, de espécies protegidas, para posterior comercialização.
Nesta intervenção foram resgatados três pintassilgos, 22 lugres, 6 dom-fafe e 1 bico de lacre, além de duas gaiolas, uma rede de dez metros e respetivos esticadores, tubos e grampos.
Numa segunda operação, realizada na quarta feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) recebeu uma denúncia anónima a informar que um homem, de 59 anos, estaria na posse de aves de espécies protegidas com o intuito de as comercializar, sendo desenvolvidas diligências que levaram ao resgate dos animais e à identificação do suspeito.
Nessa ação os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreenderam 9 pintassilgos, 4 lugres, 3 dom-fafe, 2 verdilhões, 2 pardais e 4 travessos, além das respetivas gaiolas.
Todas as aves que foram resgatadas em Vila do Conde pela Guarda Nacional Republicana (GNR) foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para monitorização do seu estado de saúde e posterior libertação no seu habitat natural, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde para investigação.