Última hora

Ciclista vilacondense Mário Costa é campeão nacional de ciclocrosse em Sangalhos na Anadia

23 Fevereiro 2021
Ciclista vilacondense Mário Costa é campeão nacional de ciclocrosse em Sangalhos na Anadia
Desporto
0

Mário Costa (Axpo-FirstBike Team-Vila do Conde) sagrou-se este domingo campeão nacional de ciclocrosse, em Sangalhos, numa corrida realizada em torno do Centro de Alto Rendimento de Anadia.
Com a pista endurecida pela lama e pelas poças de água acumulada devido à forte chuva que caiu na véspera, a vitória no setor masculino foi disputada entre Mário Costa e Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), que depois de se ‘libertarem’ de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) na terceira volta, enveredaram por uma corrida muito tática, com acelerações de um e de outro e com momentos de estudo mútuo.
Na viragem para a penúltima curva, uma falha nos travões da bicicleta de Miguel Salgueiro levou o corredor a seguir em frente e a cair, com Mário Costa a seguir isolado rumo à meta para recuperar o título que já fora seu em 2018.
“Foi um Campeonato Nacional muito disputado. Era de prever que assim fosse, por tratar-se de um circuito muito plano. Menos mal que choveu bastante ontem [sábado], o que tornou o percurso mais seletivo. Houve estudo mútuo nas diferentes partes do circuito, tentando perceber onde se poderia fazer a diferença. Acabei por ter a experiência suficiente para manter a calma e jogar as cartas no sítio certo. Fui feliz e estou satisfeito por voltar a vestir a camisola de campeão nacional de ciclocrosse, que era o mais importante”, reconheceu o campeão nacional de ciclocrosse Mário Costa.
Na sequência do acidente, a roda da frente da bicicleta de Miguel Salgueiro partiu-se, tendo o ciclista feito as últimas centenas de metros a correr, com a bicicleta ao ombro, acabando por ser ultrapassado, já na reta da meta, por Vítor Santos (Axpo-FirstBike Team-Vila do Conde), que, com um esforço em progressão, ficou no segundo lugar, a 15 segundos, e relegou o ‘azarado’ do dia para terceiro, a 36 segundos.