Última hora

Câmara de Matosinhos investiu 772 mil euros em equipamentos para aulas online a partir de casa

9 Fevereiro 2021
Câmara de Matosinhos investiu 772 mil euros em equipamentos para aulas online a partir de casa
Local
0

A Câmara Municipal de Matosinhos investiu mais de 770 mil euros em computadores portáteis, tablets e routers de internet desde o início da pandemia, para que nenhum aluno “fique para trás” nas aulas online, adiantou a autarquia matosinhense.
No total, este município do distrito do Porto disponibilizou 800 computadores portáteis aos agrupamentos escolares, no primeiro e segundo confinamentos, que levou os alunos a ter aulas à distância devido ao encerramento das escolas.
A estes computadores somam-se ainda 800 tablets, 530 routers de internet e 430 cartões de dados móveis, num investimento que ascende aos 772 mil euros, referiu a autarquia, em comunicado.
As necessidades dos alunos, tanto de equipamentos informáticos como de acesso à rede de internet, foram identificadas pelas direções dos agrupamentos escolares e, posteriormente, comunicadas à autarquia, explicou o município.
“Sabemos que as alturas de crise acentuam as desigualdades e não queremos que em Matosinhos nenhum estudante fique para trás por falta de recursos financeiros”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, citada na informação
Os alunos do 1.º ao 12.º ano retomaram esta segunda feira as atividades letivas, mas longe das escolas, regressando das férias antecipadas para o já conhecido ensino a distância que marcou o final do ano letivo passado.
No total, são cerca de 1,2 milhões de alunos voltam a ser obrigados a trocar, por tempo indefinido, as salas de aula pelas suas casas, quase um ano depois de, em março, o Governo ter encerrado as escolas e implementado o ensino a distância para conter a pandemia de Covid-19.
O ensino a distância durará pelo menos duas semanas, mas o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assegurou que a prioridade do Governo é abrir as escolas o mais rapidamente possível, uma decisão que dependerá da evolução da pandemia de Covid-19.