Última hora

Antiga Escola da Póvoa de Varzim recebe nova etapa da Fase 1 da vacinação contra a Covid-19

3 Fevereiro 2021
Antiga Escola da Póvoa de Varzim recebe nova etapa da Fase 1 da vacinação contra a Covid-19
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim adaptou as instalações de uma antiga escola para posto de vacinação contra a Covid-19 no concelho, anunciou o presidente da autarquia.
Segundo Aires Pereira, as instalações, que vão ter uma capacidade para atender 500 utentes por dia, vão estar prontas para o início da inoculação, já esta quinta feira, para idosos com mais de 80 anos e pessoas com 50 anos ou mais que sofram de patologias consideradas de risco.
“Sempre dissemos que seríamos parte da solução e disponibilizamos os nossos equipamentos municipais para este processo de vacinação, e, recentemente, as autoridades de saúde local contactaram-nos e visitaram este espaço que corresponde a todas as necessidades”, explicou Aires Pereira.
O autarca detalhou que o posto de vacinação foi montado no pavilhão da antiga Escola do Cruzeiro, na freguesia de Aver-o-Mar, edifício que atualmente servia como Centro Ocupacional.
“É um espaço com boas acessibilidades, sem barreiras arquitetónicas, que permite circuitos de entrada e saída. Montamos os equipamentos necessários, nomeadamente uma rede informática, e vamos disponibilizar pessoal da autarquia para tarefas administrativas e de limpeza”, completou o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira disse não ter, ainda, informações sobre quantas pessoas vão ser vacinadas nesta fase, lembrando que “tudo dependerá das doses disponíveis”, garantindo que “o espaço estará disponível o tempo que for preciso”.
“Também no concelho de Vila do Conde, que vai igualmente usar este espaço para a vacinação, estamos a falar num universo de 12 mil pessoas que preenchem os critérios para receberem a vacinação nesta fase. A estrutura logística montada permite atender 500 utentes por dia”, explicou o presidente da Câmara.
Para os residentes em Vila do Conde que se tenham de deslocar ao concelho vizinho da Póvoa de Varzim, a autarquia está já a articular meios de transporte necessários.
“Para fazer face às dificuldades que possam surgir com as deslocações dos nossos Munícipes, a Câmara de Vila do Conde manifesta total disponibilidade para, em conjunto com as Juntas de Freguesia, acionar um plano que permita assegurar o transporte de todos quantos tenham dificuldade nesta deslocação”, pode ler-se num comunicado da Câmara de Vila do Conde.