Última hora

Água do mar da praia de Azurara de Vila do Conde acusa presença de bactérias E.Coli e Enterococcus

26 Fevereiro 2021
Água do mar da praia de Azurara de Vila do Conde acusa presença de bactérias E.Coli e Enterococcus
Local
0

A Surfrider Foundation Porto tornou público que na água do mar da praia de Azurara, em Vila do Conde, o indicador para a presença da bactéria E. Coli (Escherichia Coli) estava cerca de 190 vezes acima do limite para uma água aceitável e o valor de germes Enterococcus estava perto de 1.200 vezes superior ao limite para uma água aceitável.
A Surfrider Foundation Porto apresenta um gráfico, disponível na plataforma online, que permite visualizar os resultados obtidos para as amostras de água realizadas na praia de Azurara quanto à presença de E. Coli (Escherichia Coli) e Enterococcus, à razão de Unidade Formadora de Colónias (UFC) por 100ML (Mililitros) de água.
À data de 2 de fevereiro de 2021, a Surfrider Foundation Porto registou a presença da bactéria Enterococcus, à razão de 35.000 UFC (Unidade Formadora de Colónias) por 100ML (Mililitros), o que significa que estava perto de 1.200 vezes acima do limite para água aceitável.
À data de 9 de fevereiro de 2021, a Surfrider Foundation Porto registou, também, a presença da bactéria E. Coli (Escherichia Coli), à razão de 8.300 UFC (Unidade Formadora de Colónias) por 100ML (Mililitros), o que significa que estava cerca de 190 vezes acima do limite para água aceitável.
A E. Coli é uma bactéria que habita naturalmente no intestino dos humanos e de alguns animais, sem que haja qualquer sinal de doença. No entanto, há alguns tipos de E. Coli que são nocivos para as pessoas e que entram no organismo devido ao consumo de alimentos contaminados, por exemplo, causando gastroenterite com diarreia intensa e com muco ou sangue.
De forma geral, os principais sintomas de infeções intestinais e urinárias por E. Coli são: dor abdominal ou cólicas frequentes; diarreia constante; dor e ardor ao urinar; presença de sangue nas fezes ou na urina; urina turva; febre baixa e persistente a rondar os 38 graus; enjoos e vómitos; perda de apetite; mal-estar geral e cansaço.
Os Enterococcus pertencem à flora intestinal natural de humanos e animais, mas são, também, organismos patogénicos responsáveis por diversas infeções.
A bactéria Enterococcus inclui mais de 17 espécies, embora apenas algumas sejam agentes causadores de infeções clínicas em humanos. Com o aumento da resistência a antibióticos, os Enterococcus são reconhecidos patogénicos nosocomiais, que podem ser de difícil tratamento.
Os Enterococcus têm sido utilizados com algum sucesso em indicadores de contaminação fecal recente e são fiáveis como reveladores de risco para a saúde em ambientes marinhos e águas recreativas.
Os Enterococcus, normalmente, causam: infeções urinárias; bacteriemia; endocardite; infeções pélvicas e intra-abdominais; infeções cutâneas, de tecido mole e lesões.
Embora podendo ser grave para os humanos, as bactérias E. Coli e Enterococcus, sendo detetadas em exames clínicos, têm tratamento efetivo, sempre indicado o uso de antibióticos pelo responsável de saúde.