Última hora

Vitorino Silva diz que o “voto é o que nos une à democracia e a democracia é o melhor sistema”

24 Janeiro 2021
Vitorino Silva diz que o “voto é o que nos une à democracia e a democracia é o melhor sistema”
Política
0

O candidato presidencial Vitorino Silva apelou ao voto nas Eleições Presidenciais para defender a democracia, mostrando-se confiante de que os portugueses vão “maciçamente” às urnas e depois se protegerão “a si e aos outros, ficando em casa”.
“Vale a pena votar. O voto é o que nos une à democracia e a democracia é o melhor sistema. Temos de defender a nossa democracia. É preciso ter coragem para sair de casa, em tempo de pandemia, mas vale a pena”, disse Vitorino Silva.
O candidato votou por volta das 11:45 na Junta de Freguesia de Rans, em Penafiel, sem ter enfrentado filas ou demoras, porque em causa está uma Secção de Voto onde estão inscritos, contou o próprio, “cerca de 1.000 pessoas”.
Entre acenos e na companhia de familiares, o candidato do R.I.R. disse que “não há nenhum voto que valha mais do que outro”.
Vitorino Silva disse que vai ficar em casa, todo o dia, de onde vai reagir aos resultados eleitorais, manifestando estar “apaixonado” por estas eleições.
Portugal elege hoje o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Para o sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas Eleições Presidenciais de 2016.
Os sete candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Marisa Matias (Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans (R.I.R.), João Ferreira (PCP e PEV) e Ana Gomes (PAN e Livre).
As assembleias de voto para as Eleições Presidenciais abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00. Nos Açores abriram e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito hoje chefe de Estado, caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.