Última hora

Vila do Conde tem 1.477 pessoas inscritas para votar antecipadamente nas Eleições Presidenciais

17 Janeiro 2021
Vila do Conde tem 1.477 pessoas inscritas para votar antecipadamente nas Eleições Presidenciais
Política
0

A votação antecipada em mobilidade para as Eleições Presidenciais de 2021 está a decorrer desde as 8 horas de hoje, com normalidade, sem incidentes e com boa afluência, disse João Tiago Machado, da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo as “informações recebidas do Ministério da Administração Interna (MAI)”, acrescentou João Tiago Machado, “não há qualquer tipo de incidentes, há uma boa afluência” e “as assembleias de voto nas 308 sedes de concelho abriram todas sem problemas”.
Os portugueses começam hoje a votar, uma semana antes das Eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade, para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número que mais do que quadruplicou.
Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI).
Em Vila do Conde, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Ministério da Administração Interna (MAI) dizem que estão inscritos 1.477 eleitores para o voto antecipado nestas Eleições Presidenciais.
Já na Póvoa de Varzim, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Ministério da Administração Interna (MAI) dizem que estão inscritos 1.461 eleitores para o voto antecipado nestas Eleições Presidenciais.
Depois da experiência de 2019, nas Eleições Europeias e Legislativas, o voto antecipado em mobilidade alargou-se, das capitais do distrito para as sedes dos concelhos, e este ano o objetivo é simples: evitar aglomerações de pessoas para evitar o contágio e propagação da doença Covid-19.
Segundo as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para estas Eleições, para ir votar, hoje ou no próximo domingo, os eleitores terão de usar máscara e, preferencialmente, levar uma caneta, por uma questão sanitária e de higiene. É preciso desinfetar as mãos antes de votar e depois de votar. E os membros das mesas têm de usar máscara e/ou viseira ou óculos de proteção. É aconselhado que, enquanto se espera para votar, os eleitores respeitem a distância de segurança.
As Eleições Presidenciais, que se realizam em plena pandemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República, em democracia, desde 1976.
A campanha eleitoral termina a 22 de janeiro e concorrem sete candidatos: Ana Gomes, apoiada pelo PAN e Livre, André Ventura, apoiado pelo Chega, João Ferreira, apoiado pelo PCP e PEV, Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e CDS-PP, Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda, Tiago Mayan Gonçalves, apoiado pela Iniciativa Liberal, e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, apoiado pelo partido RIR.