Última hora

Presidente da República decreta renovação do Estado de Emergência até ao dia 14 de fevereiro

28 Janeiro 2021
Presidente da República decreta renovação do Estado de Emergência até ao dia 14 de fevereiro
País
0

O Presidente da República decretou hoje a renovação do Estado de Emergência em Portugal até 14 de fevereiro, para permitir medidas de contenção da Covid-19, e defendeu que é preciso agir depressa e drasticamente.
“Se for verdade que, desta vez, a vaga começou a Ocidente e Portugal é dos primeiros e não dos últimos a sofrer a pandemia, então é preciso agir depressa e drasticamente”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa comunicação ao país.
A partir do Palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado acrescentou: “é esse o sentido das medidas hoje mesmo tomadas ao abrigo do decreto [do Estado de Emergência] que assinei logo após a autorização da Assembleia da República”.
“Temos de ser mais estritos, mais rigorosos, mais firmes no que fizermos e no que não fizermos: ficar em casa, sair só se imprescindível e com total proteção pessoal e social. Só assim será efetivamente viável testar a tempo e rastrear os possíveis infetados, diminuindo a disseminação do vírus”, apelou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O atual período de Estado de Emergência termina às 23:59 do próximo sábado, 30 de janeiro. E esta renovação tem efeitos a partir das 00:00 de 31 de janeiro até às 23:59 de 14 de fevereiro.
De acordo com a Constituição, este quadro legal que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, não pode durar mais de 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.
Para o decretar, o Presidente da República tem de ouvir o Governo, que deu parecer favorável na quarta feira, e ter autorização da Assembleia da República, que foi dada hoje, com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN, a abstenção do BE e votos contra de PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.
Portugal foi esta semana o Estado-Membro da União Europeia (UE) com o número mais elevado de novos casos diários de Covid-19 por milhão de habitantes (1.372), de acordo com o repositório online Our World in Data, da Universidade Oxford.
Em Portugal, a Covid-19 já provocou pelo menos 11.608 óbitos resultantes dos 685.383 casos identificados, mas também há registo de pelo menos 493.699 doentes recuperados da doença.
A Covid-19 já provocou pelo menos 2.174.570 óbitos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas também há registo de pelo menos 73.045.214 doentes recuperados da doença.