Última hora

Novos casos de Covid-19 mais do que duplicam em 19 concelhos da região Norte de Portugal

9 Janeiro 2021
Novos casos de Covid-19 mais do que duplicam em 19 concelhos da região Norte de Portugal
Local
0

Os novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 mais do que duplicaram, entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro, em 19 concelhos a Norte e 16 registaram uma incidência superior a 960, revelou um relatório oficial.
O relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) reporta a evolução da situação epidemiológica no Norte de Portugal entre a antepenúltima semana de dezembro (de 17 a 23) e a primeira de janeiro (de 31 a 6).
Entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro, o número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 mais do que duplicou em 19 concelhos da região Norte: cinco no distrito de Vila Real, quatro em Viana do Castelo, quatro em Braga, três em Bragança, dois em Aveiro e um no Porto.
Boticas, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Valpaços, no distrito de Vila Real, registaram aumentos de 354%, 170%, 263%, 160% e 139%, respetivamente.
No distrito de Viana do Castelo, os concelhos de Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira também registaram crescimentos superiores a 100%.
Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Vieira do Minho e Vizela, no distrito de Braga, também acompanharam esta tendência.
No distrito de Aveiro [onde a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) abrange sete municípios], os concelhos de São João da Madeira e Vale de Cambra mais do que duplicaram o número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.
Penafiel foi o único concelho do distrito do Porto que acompanhou esta tendência de duplicação.
Nos últimos 14 dias, o relatório indica ainda que 16 concelhos registaram uma incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, reportando mais quatro concelhos do que o anterior relatório.
Destes 16 concelhos, cinco situam-se no distrito de Vila Real (Boticas, Chaves, Montalegre, Peso da Régua e Ribeira de Pena) e quatro no distrito de Bragança (Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso).
No distrito de Braga, os municípios de Barcelos, Esposende, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde também registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes.
Os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, no distrito do Porto, e de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, também acompanharam esta tendência.
No mesmo período, 44 concelhos da região Norte registaram uma taxa de incidência superior a 480 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, reportando mais quatro municípios face ao último relatório.
Destes 44 concelhos, 13 situam-se no distrito do Porto, 10 no distrito de Braga, sete em Vila Real, seis em Viana do Castelo, cinco em Aveiro e três em Bragança.
O relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) mostra ainda que Miranda do Douro, no distrito de Bragança, é o concelho da região Norte com a maior taxa de incidência: 2.942,9 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.
Neste momento, a taxa de incidência da Covid-19 no Norte de Portugal é de 757 novos casos por 100 mil habitantes.