Última hora

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito “Presidente de todos e de cada um dos portugueses” em 2021

25 Janeiro 2021
Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito “Presidente de todos e de cada um dos portugueses” em 2021
Política
0

Marcelo Rebelo de Sousa foi este domingo reeleito Presidente da República, vencendo as eleições com 60,7% dos votos, mais de 2,53 milhões de votos.
O Presidente reeleito começou o discurso lembrando as vítimas de Covid-19 e afirmou depois que estava “profundamente honrado” pela confiança manifestada pelos portugueses “em condições tão difíceis”.
“Deixem-me dizer, de coração aberto, como me sinto profundamente honrado e agradecido por essa confiança em condições tão mais difíceis do que as de 2016”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, num discurso feito no átrio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi aluno e professor.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou um agradecimento a todos os portugueses, os que votaram, os que não conseguiram, os que não quiseram e aqueles que estiveram por trás do ato eleitoral.
“Para todos eles, em particular os que mais se sacrificaram para que a democracia não fosse vencida pela pandemia, vai uma palavra de gratidão ilimitada pelo serviço que prestaram à liberdade, ao Estado de direito e a Portugal”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
O chefe de Estado assinalou que foi reeleito com mais votos e maior percentagem do que em 2016, o que apontou como sinal de que os portugueses “querem mais e melhor em proximidade, em convergência, em estabilidade, em construção de pontes, em exigência, em justiça social, e de modo mais urgente em gestão da pandemia”.
“Entendi esse sinal e dele retirarei as devidas ilações”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, afirmando ter “a exata consciência que a confiança agora renovada é tudo menos um cheque em branco”.
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que os portugueses mostraram nestas Eleições Presidenciais que rejeitam o extremismo e prometeu estabilizar e unir o país.
Marcelo Rebelo de Sousa promete “continuar a ser um Presidente de todos e de cada um dos portugueses, um Presidente próximo, um Presidente que estabilize, um Presidente que una, que não seja de uns, os bons, contra os outros, os maus, que não seja um Presidente de fação, um Presidente que respeite o pluralismo e a diferença, um Presidente que nunca desista da justiça social”.