Última hora

Marcelo Rebelo de Sousa já votou em Celorico de Basto e elogia regras sanitárias nas Presidenciais

24 Janeiro 2021
Marcelo Rebelo de Sousa já votou em Celorico de Basto e elogia regras sanitárias nas Presidenciais
Política
0

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa votou em Celorico de Basto, onde saudou o facto de as Eleições Presidenciais estarem a decorrer cumprindo as regras sanitárias exigidas pela pandemia.
“Não choveu, o que é uma boa notícia para os portugueses poderem votar. Sei que está a decorrer muito bem por todo o país o voto, com distanciamento, com respeito das regras sanitárias, com paciência das pessoas onde há filas”, afirmou, Marcelo Rebelo de Sousa.
“O tempo, ao contrário de ontem, que prometia o pior, tem estado muito bom. Aquilo que as pessoas têm visto nas televisões e ouvido falar nas rádios e nas redes sociais é que tem sido possível votar, desde muito cedo, e tem havido respeito de todas as regras, sem risco, sem problema”, destacou o candidato apoiado pelos partidos PSD e CDS-PP.
Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “as pessoas podem escolher várias horas daqui até ao encerramento das urnas” para votar, “sem nenhum problema e sem a preocupação de poder resultar aquele afluxo inesperado há uma semana”.
Portugal elege hoje o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Para o sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas Eleições Presidenciais de 2016.
Os sete candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Marisa Matias (Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans (R.I.R.), João Ferreira (PCP e PEV) e Ana Gomes (PAN e Livre).
As assembleias de voto para as Eleições Presidenciais abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00. Nos Açores abriram e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito hoje chefe de Estado, caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.