Última hora

Lares da Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde com 87 casos de Covid-19 e nove mortes

2 Janeiro 2021
Lares da Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde com 87 casos de Covid-19 e nove mortes
Local
0

Um surto de infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 em lares da Ordem Terceira de São Francisco, em Vila do Conde, provocou já a morte a nove utentes da instituição, confirmou a presidente da Câmara vilacondense.
Elisa Ferraz considerou a situação “preocupante”, com 87 pessoas infetadas entre utentes e funcionários, mas garantiu que autarquia já disponibilizou todos os recursos ao seu alcance para ajudar a controlar o surto, nomeadamente reforçando meios humanos para apoiar nos cuidados aos idosos.
“Ainda antes do Natal tivemos conhecimento do surto e foi-nos pedida ajuda. Contratamos, então, os serviços de uma empresa especializada que enviou para o lar pessoas para ajudar a cuidar dos utentes e acionamos enfermeiras do nosso banco de voluntariado”, começou por explicar autarca.
Elisa Ferraz disse ter sido “surpreendida” na quarta feira com a informação do número de óbitos e voltou a contactar a instituição para averiguar que mais carências existem para travar o surto.
“Percebemos que começava a faltar equipamentos de proteção individual e reunimos uma grande quantidade que foi, de imediato, enviada, juntamente com produtos de desinfeção. Tudo que nos pediram, conseguimos providenciar e continuamos a acompanhar a situação de muito perto”, garantiu a presidente de Câmara Municipal de Vila do Conde.
Além dos nove utentes que não resistiram às complicações associadas à Covid-19, há mais três que continuam internados, sendo que na instituição há 53 idosos que estão infetados, e devidamente isolados, assim como 34 funcionários que também contraíram o novo coronavírus SARS-CoV-2.
“Se for necessário a autarquia tem camas de retaguarda em infraestruturas próprias para acolher utentes que não estejam infetados e poder isolá-los, mas até agora não nos foi solicitado. Continuamos diariamente acompanhar a situação”, vincou Elisa Ferraz.
Portugal contabiliza hoje mais 73 mortes relacionadas com a Covid-19 e 3.241 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.045 mortes e 423.870 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 76.675, mais 1.686 do que na sexta feira.
A Covid-19 já provocou pelo menos 1.837.660 óbitos resultantes de mais de 84,4 milhões de casos em todo o mundo, mas há registo de quase 60 milhões de recuperados.