Última hora

João Ferreira espera “participação ampla” num ato eleitoral com “tranquilidade e segurança”

24 Janeiro 2021
João Ferreira espera “participação ampla” num ato eleitoral com “tranquilidade e segurança”
Política
0

O candidato presidencial João Ferreira apelou à participação na votação para escolher o Presidente da República e considerou que o ato eleitoral está a decorrer com “segurança e tranquilidade”.
O candidato apoiado pelo PCP e PEV votou na Escola Secundária do Lumiar, em Lisboa, tendo esperado na fila cerca de 30 minutos.
No final, João Ferreira realçou que “o cenário é de grande tranquilidade” nesta assembleia de voto, estando a votação a decorrer com “segurança e tranquilidade”.
“Apenas numa secção de voto, que foi a minha, as coisas estiveram mais demoradas. Em todo o caso, em cerca de 30 minutos, fiquei despachado, isso não é nada quando podemos decidir sobre aquilo quer se vai passar nos próximos cinco anos”, advogou, destacando que existe “uma organização dos processos, dos procedimentos, das deslocações, com bastante material de desinfeção, com os membros das mesas bastante protegidos”.
Apontando que “na generalidade das mesas, a coisa até está a correr mais rapidamente, com uma grande tranquilidade, com sentimento de segurança”, João Ferreira espera “uma participação ampla de todos aqueles que o possam fazer”.
Portugal elege hoje o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Para o sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas Eleições Presidenciais de 2016.
Os sete candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Marisa Matias (Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans (R.I.R.), João Ferreira (PCP e PEV) e Ana Gomes (PAN e Livre).
As assembleias de voto para as Eleições Presidenciais abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00. Nos Açores abriram e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito hoje chefe de Estado, caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.