Última hora

Governo decreta o encerramento de todas as escolas em Portugal durante pelo menos 15 dias

21 Janeiro 2021
Governo decreta o encerramento de todas as escolas em Portugal durante pelo menos 15 dias
País
0

O Governo decidiu que todos os estabelecimentos de ensino (Creches, Escolas, ATL e Universidades) vão fechar já esta sexta feira e, nos próximos 15 dias, as aulas estão suspensas.
Isto significa que, ao contrário do último confinamento, não haverá atividades letivas durante duas semanas, o que implicará que o calendário tenha depois de ser alargado, para se cumprir o ano letivo.
“Desejamos que seja uma interrupção de curta duração e que tenha a devida compensação no calendário escolar, seja na interrupção no período de Carnaval, na Páscoa, ou no verão”, disse António Costa, remetendo a decisão para o Ministro da Educação.
Os pais das crianças até aos 12 anos vão ter os mesmos apoios de março: as faltas serão justificadas e poderão meter baixa, com os vencimentos a ficarem reduzidos a 66%, pagos em partes iguais pela entidade empregadora e pela Segurança Social.
“Apesar de todo o esforço extraordinário que as escolas fizeram para se prepararem para o ensino presencial, face a esta nova estirpe, manda o princípio da precaução que façamos a interrupção de todas as atividades letivas durante os próximos 15 dias”, disse António Costa.
O Primeiro-Ministro anunciou também outras medidas, como o encerramento de todas as lojas do cidadão (só ficarão a funcionar os serviços de marcação, noutros locais).
Os Tribunais ficam abertos só para atos urgentes e ficam suspensos os prazos de todos os processos não urgentes.
“Estas medidas reavaliaremos daqui a 15 dias, mas diariamente iremos continuar a acompanhar, nomeadamente os dados da nova estirpe”, frisou António Costa.
Segundo o Primeiro-Ministro, vão ficar abertas as escolas como forma de acolhimento para crianças com menos de 12 anos cujos pais trabalham em serviços essenciais e não podem, por isso, ficar em casa.
Durante estes 15 dias, vai ser garantido o apoio alimentar às crianças que beneficiam da ação social escolar e o apoio a crianças com necessidades educativas especiais.
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens vão manter-se “em pleno funcionamento”.
O Primeiro-Ministro admitiu, ainda, que foi o “crescimento muito acentuado” da prevalência da estirpe britânica a empurrar estas novas medidas. Na última semana, Portugal passou de 8% dos infetados com esta variante, para 20%, podendo mesmo atingir os 60% se nada fosse feito.