Última hora

CGTP garante que “tudo fará” para reverter encerramento da refinaria da Galp de Matosinhos

6 Janeiro 2021
CGTP garante que “tudo fará” para reverter encerramento da refinaria da Galp de Matosinhos
Local
0

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, afirmou que o encerramento da refinaria da Galp de Matosinhos é “um atentado à economia do país” e garantiu que “tudo fará” para reverter a decisão.
“Tudo faremos para reverter, de facto, este encerramento da refinaria de Matosinhos que é fundamental para assegurar as condições de vida e postos de trabalho, mas que é fundamental para o desenvolvimento da economia do país”, afirmou Isabel Camarinha.
A secretária-geral da CGTP, que participou no plenário de trabalhadores da refinaria da Galp de Matosinhos, acusou o Governo de ter “enormes responsabilidades” na decisão de encerramento, que considerou “inaceitável”.
“Não se compreende esta decisão e o desrespeito total pelos trabalhadores”, referiu, acrescentando que este é “um atentado à economia do país”.
Todos concordamos com a necessidade de tomar medidas para melhorar e alterar os fatores poluentes, mas isso tem de ser feito em respeito pelos interesses nacionais, mas também pelos direitos dos trabalhadores”, defendeu secretária-geral da CGTP.
Isabel Camarinha afirmou, ainda, que o Governo, ao ser “o segundo principal acionista” da Galp, não se deve “pôr de fora a dizer que não tem responsabilidades”.
“Para além disso, a responsabilidade da privatização desta empresa foi de governos anteriores e este Governo pode perfeitamente nacionalizar a Galp e mantê-la na esfera pública de onde nunca devia ter saído, que é de facto um setor estratégico para o nosso país”, defendeu.
Aos jornalistas, a secretária-geral da CGTP disse, ainda, que além do Governo e respetivos ministros, nomeadamente do trabalho e da economia, “empresas, comerciantes e autarquias locais têm de ter uma palavra a dizer em defesa da economia regional”.
O próprio Presidente da República também tem de ter uma palavra a dizer”, afirmou Isabel Camarinha.
Na reunião da Câmara de Matosinhos, o responsável pela refinaria da Galp de Matosinhos, José Silva, afirmou que a decisão de encerramento “está tomada e fechada” e que para o complexo não está previsto “nenhum projeto de refinação de lítio”.
“Esta não é uma decisão reversível pelos fundamentos que foram analisados e valorizados pelo Conselho de Administração. A decisão está tomada e fechada”, afirmou o engenheiro José Silva.