Última hora

Campanha para Eleições Presidenciais prosseguiu na estrada e à distância em dia de confinamento

16 Janeiro 2021
Campanha para Eleições Presidenciais prosseguiu na estrada e à distância em dia de confinamento
Política
0

No dia em que o país voltou a confinar para conter a pandemia de Covid-19, a campanha eleitoral para Eleições Presidenciais prosseguiu de maneira diferente para cada candidato, e se uns decidiram continuar na estrada, outros trabalharam à distância.
Em Matosinhos, a candidata Ana Gomes começou o dia com uma reunião na Câmara Municipal e uma visita ao mercado da cidade. À tarde, reúniu-se com o reitor da Universidade do Porto, encerrando o sexto dia de campanha com uma sessão ‘online’ sobre sustentabilidade.
Marisa Matias teve três ações de campanha: na primeira, de manhã, visitou a associação SOS Animal, em Lisboa, e à tarde teve um encontro com uma trabalhadora da saúde que lutou contra a precariedade, nas Caldas da Rainha, seguindo depois para Aveiro, para um comício à noite.
Também o candidato apoiado pelo PCP continuou a campanha na rua, apesar do confinamento, continuando também os encontros com trabalhadores: de manhã com trabalhadores dos CTT e da Saúde, em Coimbra, e à noite com trabalhadores da recolha de resíduos na AMARSUL, em Palmela.
Antes desse último encontro, João Ferreira participou, ao final da tarde, na iniciativa “Um horizonte de esperança para o desenvolvimento na Península de Setúbal”, na Baixa da Banheira.
Vitorino Silva foi um dos dois candidatos que adotou o teletrabalho para esta sexta feira, tendo apenas prevista a participação num debate ‘online’ sobre a valorização do interior.
Tiago Mayan Gonçalves, que já tinha dito que não planeava fazer durante a campanha o que não fosse permitido à maioria dos portugueses, participou numa reunião por videoconferência da Universidade Católica Portuguesa.
O candidato presidencial do Chega, André Ventura, comemorou esta sexta feira o seu 38.º aniversário, na estrada, com um almoço restrito na região de Viseu e à noite regressou à campanha com um jantar/comício no hotel Grão Vasco, na mesma cidade.
O atual Presidente da República e candidato a um segundo mandato em Belém, Marcelo Rebelo de Sousa, não tem ações de campanha previstas até dia 18, mas a sua situação será reavaliada este sábado com novo teste de diagnóstico para a Covid-19, depois de um resultado positivo na segunda feira e dois negativos no dia seguinte.
As eleições presidenciais, que se realizam em plena pandemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República, em democracia, desde 1976.
Às Presidenciais concorrem sete candidatos: Ana Gomes, apoiada pelo PAN e Livre, André Ventura, apoiado pelo Chega, João Ferreira, apoiado pelo PCP e PEV, Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e CDS-PP, Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda, Tiago Mayan Gonçalves, apoiado pela Iniciativa Liberal, e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, apoiado pelo partido RIR.