Última hora

Câmara e Unidade de Saúde de Matosinhos criam espaço de retaguarda para pessoas com Covid-19

23 Janeiro 2021
Câmara e Unidade de Saúde de Matosinhos criam espaço de retaguarda para pessoas com Covid-19
Local
0

A Câmara de Matosinhos, em parceria com a Unidade Local de Saúde, vai criar um segundo espaço para acolher pessoas com Covid-19 com alta clínica, mas sem condições para permanecer em casa, adiantou fonte hospitalar.
Neste novo equipamento, com nove camas e capacidade de ampliação, vão ser ainda acolhidos doentes internados em estruturas residenciais para idosos em recuperação, sublinhou a mesma fonte.
Este novo espaço, instalado em São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos, vai ficar pronto a receber utentes depois de concluídas as obras de adaptação, destacou fonte hospitalar.
O equipamento só abrirá depois de lotado o Centro de Apoio Comunitário a doentes Covid-19, aberto desde outubro desde 2020 em Leça da Palmeira, com o mesmo propósito deste.
“Temos, atualmente, seis doentes para nove camas disponíveis e ainda com capacidade de ampliação”, referiu a fonte.
Desde outubro, esta estrutura de apoio comunitário já acolheu 24 pessoas, revelou.
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos garante o apoio clínico e de enfermagem e a Câmara local os assistentes operacionais em permanência 24 horas, contou.
Para os próximos quatro meses, e dependendo da lotação e da consequente variação dos recursos humanos necessários, o investimento da autarquia pode chegar aos 100 mil euros, revelou fonte da Câmara Municipal de Matosinhos.
Estes centros de apoio destinam-se a doentes positivos que não necessitam de internamento hospitalar mas que, pelas suas circunstâncias sociais, não têm condições de isolamento ou cuidados no domicílio, elucidou.
Esta resposta está pensada para os casos sociais e para apoiar situações de gestão dos casos positivos dos lares – pessoas que aguardam colocação em lar ou que a estrutura apenas recebe quando estiver curado.
Em Portugal, já morreram 10.194 pessoas dos 624.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, mas também há registo de pelo menos 451.324 doentes recuperados.
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 2.119.348 óbitos, resultantes de mais de 98,8 milhões de casos de infeção, mas também há registo de pelo menos 71.078.501 doentes recuperados.