Última hora

Aumento de casos de Covid-19 em lares de idosos preocupa União das Misericórdias Portuguesas

3 Janeiro 2021
Aumento de casos de Covid-19 em lares de idosos preocupa União das Misericórdias Portuguesas
País
0

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, assinalou este domingo um crescendo de casos de Covid-19 em funcionários dos lares de idosos, pedindo cuidados redobrados.
“Os surtos são muito significativos, um bocadinho o que era esperado, mas com o crescendo a situar-se mais nos funcionários do que nos utentes”, disse Manuel Lemos, quando questionado sobre o quadro pandémico nos lares após o alívio das restrições de contactos sociais na quadra natalícia.
Prometendo números globais para sexta feira, o dirigente adiantou os casos específicos de duas instituições, uma delas gerida diretamente pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP), onde a relação de infetados é de um utente para cinco funcionários, num dos casos, e de um para oito, no outro.
“Estamos perto da meta”, a imunização pela vacina, “pelo que não podemos deixar cair todas as precauções e devemos até reforçá-las”, apelou o dirigente da estrutura que agrupa lares para 37 mil utentes e onde já se registaram cerca de 600 óbitos.
“Pedimos que se controlem. Se tiverem dúvidas não vão às instituições. Na dúvida, peçam testes”, acrescentou Manuel Lemos.
O apelo para “não baixar a guarda” foi subscrito pelo presidente da Confederação Nacional da Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia, que sublinhou a expectativa que deposita no processo de vacinação. “Não é a resolução de todos os problemas, mas é uma janela de esperança”, assinalou o sacerdote católico.
Segundo Lino Maia, os últimos dias foram marcados nos lares de instituições associados à Confederação Nacional da Instituições de Solidariedade (CNIS) pela estabilização dos contágios.
“Não tem havido grandes alterações. O que era problemático mantém-se”, disse o líder da Confederação Nacional da Instituições de Solidariedade (CNIS), que agrupa quase 900 instituições responsáveis pelo acolhimento de 45 mil idosos.
Diversos surtos foram registados após o Natal em lares de idosos, como no da Santa Casa da Misericórdia de Meda, que atingiu 65 utentes e 26 funcionários.
Já em Vila do Conde, um surto de infeções nos lares da Ordem Terceira de São Francisco matou nove idosos, além de infetar 87 outras pessoas, entre utentes e funcionários.
Portugal soma hoje mais 73 mortes relacionadas com a Covid-19 e 3.384 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal regista 7.118 mortes e 427.254 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 77.601, mais 926 do que no sábado.
A Covid-19 já provocou pelo menos 1.846.304 óbitos resultantes dos mais de 85,1 milhões de casos em todo o mundo, mas há registo de mais de 60 milhões de recuperados.