Última hora

André Ventura diz que “quando o futuro está em causa, a arma que temos de usar é o voto”

24 Janeiro 2021
André Ventura diz que “quando o futuro está em causa, a arma que temos de usar é o voto”
Política
0

O candidato presidencial André Ventura apelou este domingo à participação dos cidadãos nas Eleições Presidenciais, defendendo que “a arma” a “usar é o voto” em tempos de pandemia e crise, porque “o futuro está em causa”.
O líder do Chega votou na Escola Básica e Jardim Infantil do Parque das Nações, Lisboa, a freguesia mais jovem de Portugal, onde estão instaladas quatro mesas de voto, com cerca de 4.000 inscritos no total.
“Votar nunca foi um ato tão importante como é hoje, porque o nosso futuro está em causa. Quando o futuro está em causa, a arma que temos de usar é o voto, independentemente de em quem [votar] ou em que projeto. É importante que não pensemos amanhã que deixamos outros decidir por nós”, disse aos jornalistas.
“Acho que a abstenção não vai favorecer nenhum candidato, certamente não vai favorecer os que estarão mais acima nas intenções de voto”, acrescentou André Ventura, sublinhando ser importante que “o próximo chefe de Estado tenha legitimidade reforçada pela participação cívica dos cidadãos”.
Portugal elege hoje o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Para o sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas Eleições Presidenciais de 2016.
Os sete candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Marisa Matias (Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans (R.I.R.), João Ferreira (PCP e PEV) e Ana Gomes (PAN e Livre).
As assembleias de voto para as Eleições Presidenciais abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00. Nos Açores abriram e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito hoje chefe de Estado, caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.