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Agência Portuguesa do Ambiente manda atenuar ruído e impacto visual do terminal em Leixões

29 Janeiro 2021
Agência Portuguesa do Ambiente manda atenuar ruído e impacto visual do terminal em Leixões
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A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu um parecer positivo ao novo terminal de contentores do porto de Leixões, mas condicionado à mitigação de ruídos e de impactos visuais negativos na zona balnear de Matosinhos.
O “parecer positivo condicionado” ao projeto da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), elenca medidas como a criação de faixas de espaços verdes de enquadramento, no limite das áreas funcionais do novo terminal, e da Via de Cintura Portuária, para atenuar “impactes visuais negativos que podem ser significativos ou muito significativos, em especial sobre a praia de Matosinhos e sua marginal”.
O objetivo, acrescenta, é criar uma barreira que, mesmo que parcialmente, “contribua para a efetiva amenização das estruturas construídas”.
Numa alusão à poluição sonora esperada em fase de obra, o parecer ambiental observa que a administração portuária “deverá garantir que as operações mais ruidosas que se efetuem na proximidade de habitações se restrinjam ao período diurno e nos dias úteis”.
Deve impor-se também que o acesso à obra se faça apenas pela rede viária interna da área portuária e restringir-se o transporte de materiais para os trabalhos durante as horas de ponta da manhã e da tarde.
Ainda na fase de construção, “recomenda-se, se possível, a colocação de uma barreira de contentores marítimos junto à vedação da área de intervenção dos terraplenos, com vista criar um efeito barreira à propagação de ruído para o exterior do porto”.
Já na fase de exploração, “recomenda-se a colocação de uma barreira de contentores marítimos vazios ou de barreiras acústicas convencionais” junto à vedação nordeste do porto.
Enquanto decorrerem os trabalhos, avisa o parecer, devem “privilegiar-se em absoluto as atividades dos vários terminais do porto, possibilitando o normal tráfego de embarcações, em especial para o porto de pesca”.
O novo terminal de contentores vai ficar na zona do atual terminal multiusos, “sobrepondo-se parcialmente” ao porto de pesca, que vai ser reformulado.