Última hora

Organização Mundial da Saúde lança campanha para deixar de fumar com ajuda das Redes Sociais

9 Dezembro 2020
Organização Mundial da Saúde lança campanha para deixar de fumar com ajuda das Redes Sociais
Tecnologia
0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou esta terça feira uma campanha que vai durar um ano em que vai desafiar 100 milhões de pessoas em todo o mundo a tentar parar de fumar com a ajuda das redes sociais.
A campanha, centrada especialmente em países que mantêm um elevado número de fumadores (Estados Unidos, México, China, Brasil ou Alemanha, entre outros), vai promover a criação em redes sociais de comunidades de pessoas que estão a abandonar o hábito de fumar, para que se apoiem mutuamente nesse desafio e partilhem informações.
Outro dos objetivos é aumentar o acesso a serviços de apoio para deixar de fumar e “consciencializar sobre as táticas usadas pelas empresas tabaqueiras”, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) em comunicado.
A campanha conta com a participação da aplicação WhatsApp e várias multinacionais como a Google, Amazon, Facebook ou Johnson & Johnson, entre outros.
No mundo, cerca de 780 milhões de pessoas afirmam querer deixar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a conseguir este objetivo, sublinha a Organização Mundial da Saúde (OMS), que espera com esta campanha aumentar a disponibilidade destas ferramentas.
Devido à pandemia de Covid-19, uma doença que pode ser mais grave para fumadores com doenças respiratórias crónicas, tem aumentado o número de pessoas interessadas em abandonar este hábito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Fumar mata oito milhões de pessoas por ano, mas se os fumadores ainda precisam de mais motivos para deixar este hábito, a pandemia tem sido um verdadeiro incentivo”, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, no lançamento da campanha que vai desafiar 100 milhões de pessoas em todo o mundo a tentar parar de fumar.