Última hora

Ministra da Saúde e Secretário de Estado Adjunto aguardam isolados resultado de teste à Covid-19

2 Dezembro 2020
Ministra da Saúde e Secretário de Estado Adjunto aguardam isolados resultado de teste à Covid-19
País
0

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, estão em isolamento e a aguardar o resultado do teste à Covid-19, confirmou o Ministério da Saúde.
Graça Freitas testou positivo à Covid-19 e apresenta, desde terça feira, sintomas ligeiros da doença, confirma, em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A diretora-geral da Saúde, de 63 anos, “testou ontem positivo para a infeção por SARS-CoV-2, estando neste momento em isolamento”, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado, acrescentando que Graça Freitas “manifesta sintomas ligeiros da doença”.
Neste momento, e de acordo com o protocolo da própria Direção-Geral da Saúde (DGS), “o rastreio de contactos pela Autoridade de Saúde Regional está atualmente em curso, para identificar todas as pessoas potencialmente expostas”, acrescenta a mesma nota.
A lista de contactos de Graça Freitas inclui a ministra da Saúde, Marta Temido, o secretário de estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que estão em isolamento e também já foram testados, assim como familiares e motoristas.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales estão a aguardar o resultado do teste à Covid-19.
De acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), o rastreio de contactos consiste em três passos: identificação de todos os contactos que estiveram potencialmente expostas a gotículas respiratórias ou secreções de um caso de Covid-19; avaliação dos contactos com estratificação de risco, através da investigação e comunicação com os contactos identificados; implementação de medidas, incluindo o isolamento profilático e a vigilância (seguimento e a monitorização regular dos contactos relativamente à sua sintomatologia).
Por causa do estado de saúde de Graça Freitas, a habitual conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica da Covid-19 foi cancelada.