Última hora

Lares da Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde com 53 casos de Covid-19 e nove mortes

30 Dezembro 2020
Lares da Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde com 53 casos de Covid-19 e nove mortes
Local
0

A Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde acolhe 132 utentes em quatro edifícios e os alarmes soaram quando um surto de Covid-19 atingiu, em massa, utilizadores e colaboradores dos Lares de São Francisco e de Santo António.
“A dificuldade começou quando os funcionários começaram a ficar positivos. Nesse caso tivemos que recorrer ao Delegado de Saúde e à Câmara que, ao saberem que isto aconteceu ofereceram-nos o seu apoio”, destacou António Marques da Ordem Terceira de São Francisco.
“Os números começaram a ser tão grandes que tivemos que recorrer a ajuda externa e aos apoios que nos foram concedidos pela Câmara Municipal de Vila do Conde, pelas brigadas da Cruz Vermelha, equipas de voluntariado e contratação própria. Houve também uma candidatura a um projeto, intitulado Marés, pelo IEFP [Instituto de Emprego e Formação Profissional], mas ainda não foi finalizada a contratação dos cinco colaboradores que nos foram atribuídos”, salientou Pedro Ribeiro, Diretor da Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde.
53 dos 90 utentes dos Lares da Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde estão infetados com Covid-19, 34 funcionários também contraíram a doença.
O surto do novo coronavírus SARS-CoV-2 já fez nove mortes na Instituição e 12 utentes estão internados em hospitais. Os restantes permanecem isolados, no lar, que sem funcionários suficientes vai fazendo a gestão dia a dia.
“Os números, enfim, falam por si, que são totalmente díspares das condições que nós gostaríamos de ter e que habitualmente temos para prestar os cuidados aos nossos utentes. Mesmo assim, os nossos colaboradores têm sido incansáveis, abdicando de férias, abdicando de folgas, abdicando, às vezes, de estar com as suas próprias famílias para estar presentes e prestar os cuidados aos nossos utentes que tanto precisam”, manifestou Pedro Ribeiro, Diretor da Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde.
“Nós fazemos o possível para que sejam todos bem tratados aqui nestas ocasiões”, frisou António Marques da Ordem Terceira de São Francisco.
A Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde garante aos familiares que tudo está a ser feito para dar o melhor acompanhamento a todos os utentes.