Última hora

Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vacina profissionais de saúde contra a Covid-19

30 Dezembro 2020
Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vacina profissionais de saúde contra a Covid-19
Local
0

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde iniciou esta terça feira o processo de vacinação a 205 profissionais de saúde que trabalham na unidade, numa tarefa divida em dois dias.
Segundo Gaspar Pais, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, as vacinas recebidas na segunda feira foram destinadas “aos profissionais da linha da frente, como médicos, enfermeiros e auxiliares técnicos, que estão mais expostos”.
“Pode ser a diferença de voltarmos à vida normal ou continuarmos a ter as limitações atuais. Estamos muito esperançados, mas sabemos que o efeito não é imediato, até porque estamos a vacinar uma quantidade ainda muito reduzida da população”, disse o responsável.
Dentro de três semanas, as 205 pessoas que esta terça feira foram inoculadas vão receber a segunda dose da vacina, havendo a expectativa que, em breve, cheguem doses para outros 200 profissionais da unidade que também se inscreveram para serem vacinados.
“Assim que nos chegue a indicação de que iremos receber mais vacinas, teremos a logística toda preparada. Foi como aconteceu nesta primeira fase, onde em dois dias preparamos todo processo. Estaremos prontos”, partilhou Gaspar Pais.
Esta terça feira, a primeira profissional a receber a vacina contra a Covid-19 no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde foi Isabel Valério, Diretora do Serviço de Urgência, que se mostrou “confiante e nada receosa”.
“Acredito que a luta continua, mas as pessoas têm de ter confiança e fazer a vacinação para que se consiga combater da pandemia. Este é o início do processo, mas não podemos baixar a guarda”, disse a responsável médica.
O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde presta cuidados de saúde a cerca de 150 mil habitantes dos dois concelhos, que nos últimos meses têm sido afetados por alguns surtos de Covid-19.
Os primeiros utentes a receber a nova vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 são os médicos, os enfermeiros e os auxiliares que estão na linha da frente do combate à pandemia de Covid-19.