Última hora

Governo autorizou investimento de 3ME para construção de esquadra da PSP de Vila do Conde

16 Dezembro 2020
Governo autorizou investimento de 3ME para construção de esquadra da PSP de Vila do Conde
Local
0

O Governo de Portugal autorizou um investimento público de três milhões de euros para a construção da nova esquadra da PSP em Vila do Conde, no distrito do Porto, através de portaria publicada hoje em Diário da República.
A Secretaria-Geral da Administração Interna vai ser a entidade responsável pela execução financeira da empreitada, agendada para o período de 2021 a 2023, a ser feita em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde.
Segundo a portaria, a realização da obra já tinha sido acordada em julho de 2019, entre a Secretaria-Geral da Administração Interna e Polícia de Segurança Pública (PSP), através de um contrato interadministrativo de cooperação com o município vilacondense, mas acabou por não arrancar este ano, como estava previsto.
“Por vicissitudes várias, em 2020, não haverá lugar a qualquer execução financeira, pelo que importa proceder à reprogramação de encargos plurianuais, para os anos de 2020 a 2023, os quais ultrapassam o valor total da despesa autorizada na portaria suprarreferida, para a execução da empreitada”, pode ler-se no texto publicado hoje em Diário da República.
Assim, o investimento para a empreitada foi agora reagendado, tendo sido repartido em dois milhões para 2021 e mais um milhão para 2022, acrescendo o IVA em vigor.
Esta nova esquadra da PSP vai ser edificada num terreno cedido pela Câmara Municipal, perto do centro da cidade, centralizando as várias valências que a polícia tem no concelho, mas também na cidade vizinha da Póvoa de Varzim.
A obra já tinha sido anunciada em 2019, com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a deslocar-se, em julho, a Vila do Conde para formalizar o contrato estabelecido.
Na altura, Elisa Ferraz, autarca local, considerou a construção da nova esquadra na cidade “como um momento histórico e um novo ciclo para as gerações vindouras”.