Última hora

Docapesca conclui limpeza e remoção de resíduos da bacia do porto de pesca da Póvoa de Varzim

3 Dezembro 2020
Docapesca conclui limpeza e remoção de resíduos da bacia do porto de pesca da Póvoa de Varzim
Local
0

A Docapesca concluiu uma intervenção de limpeza e remoção de resíduos do fundo da bacia portuária do porto de pesca de Póvoa de Varzim, numa área de aproximadamente 12.000 metros quadrados.
Durante a intervenção de limpeza e remoção de resíduos do fundo da bacia portuária do porto de pesca de Póvoa de Varzim foram removidos cerca de 15 metros cúbicos de resíduos, principalmente artes de pesca, pneus e poitas.
A Docapesca tem ainda em curso no porto de pesca da Póvoa de Varzim a instalação de defensas e ‘fingers’.
A Docapesca lançou, em outubro passado, dois concursos, com um preço base global de 167.440 euros, para melhorar a operacionalidade e a segurança do porto de pesca da Póvoa de Varzim, que abrangem a instalação de novo sistema de defensas no cais norte e de ‘fingers’ no cais flutuante.
Um procedimento concursal, com o preço base de 120 mil euros, visa a instalação de um novo sistema de defensas na extremidade sudeste do cais norte do porto de pesca da Póvoa de Varzim, com cerca de 33 metros de comprimento.
Esta frente, com as obras de operacionalidade e segurança do porto de pesca da Póvoa de Varzim será destinada ao estacionamento de embarcações até 40 metros de comprimento e 250 toneladas de peso.
Um segundo procedimento, com o preço base de 47.440 euros, destina-se à instalação de ‘fingers’ e escada de emergência no cais flutuante sudeste para a acostagem de 25 embarcações de pesca (16 de nove metros, sete de sete metros e duas de seis metros).
Com estas obras de operacionalidade e segurança do porto de pesca da Póvoa de Varzim está previsto também, no lado sudeste do cais flutuante, um posto de acostagem com 15 metros de comprimento, para operações de carga e descarga das embarcações.
Com a instalação dos ‘fingers’, são definidos postos de acostagem individualizados, com acesso direto ao cais flutuante, eliminando a acostagem de braço dado, que tem sido a forma adoptada até agora no estacionamento das embarcações no porto de pesca da Póvoa de Varzim.