Última hora

Barras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim fechadas devido à agitação prevista do mar

14 Dezembro 2020
Barras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim fechadas devido à agitação prevista do mar
Local
0

Dez distritos do continente estão hoje e terça feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 9 horas de terça feira.
Por causa da agitação marítima, as barras de Vila Praia de Âncora, Caminha, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira e Cascais estão fechadas a toda a navegação.
Segundo informação disponível no ‘site’ da Marinha, as barras Aveiro, Figueira da Foz estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros e a de Viana do Castelo a embarcações de comprimento inferior a 30 metros.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) devido à previsão de vento forte entre as 21:00 de hoje e as 9:00 de terça feira.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, com abertas a partir do início da tarde e períodos de chuva, mais intensa nas regiões Norte e Centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão ser de neve acima de 1.400/1.600 metros no final do dia.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas.
A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro temporário, em especial até ao final da manhã e descida da temperatura mínima, em especial nas regiões Norte e Centro.
As temperaturas mínimas em Portugal vão oscilar entre os 5 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 19 (em Faro).