Última hora

Tutela confirma colheitas de água devido ao novo surto de Legionella mas recusa prazos e medidas

11 Novembro 2020
Tutela confirma colheitas de água devido ao novo surto de Legionella mas recusa prazos e medidas
Local
0

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que estão a ser realizadas colheitas de água devido ao surto de Legionella na região Norte do país, mas recusou comprometer-se com prazos ou adiantar medidas preventivas.
“Estamos a recolher análises de água das torres de refrigeração de diferentes espaços, águas de consumo e secreções dos doentes para verificarmos se as estirpes de Legionella são as mesmas ou não (…). Estamos numa fase inicial”, disse António Lacerda Sales.
E causa está um surto de Legionella que está a afetar os concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos, no distrito do Porto, cujo número de mortes aumentou na terça feira para sete, divulgou à Lusa fonte de Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.
Confrontado com esta situação, António Lacerda Sales, que falava aos jornalistas em Valongo, à margem de reuniões e visitas relacionadas com a pandemia da Covid-19, não se comprometeu com prazos para avanço de medidas preventivas, nem com datas para conclusões sobre as colheitas e análises que estão a ser realizadas.
“As colheitas estão a ser dirigidas para o INSA [Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge]. Mais tarde tiraremos as conclusões (…). Estamos a ter cuidados como depois da colheita fazermos os choques térmicos e químicos que são necessários e tratamento de águas”, disse o governante que, perante a insistência dos jornalistas, garantiu que o processo será acelerado.
“Neste momento estamos a trabalhar. Não me consigo comprometer com o tempo. Teremos de acelerar. O INSA está atento a isso. A população tem de estar sempre alerta”, referiu António Lacerda Sales.
A doença do legionário é uma forma de pneumonia grave, provocada pela bactéria ‘Legionella Pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares, que, apesar de poder ser grave, tem tratamento efetivo.