Última hora

Torre de arrefecimento da empresa Ramirez em Matosinhos reativada sem sinal de Legionella

20 Novembro 2020
Torre de arrefecimento da empresa Ramirez em Matosinhos reativada sem sinal de Legionella
Local
0

A conserveira Ramirez, em Matosinhos, que desligou uma torre de refrigeração por ser “suspeita” pelo foco de Legionella no Grande Porto, reativou-a, depois de resultados negativos à presença da bactéria, anunciou esta quinta feira a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
“Na sequência do conhecimento do resultado cultural da colheita efetuada para pesquisa de Legionella pneumophila numa torre de arrefecimento da empresa Ramirez, a Autoridade de Saúde da Unidade Local de Saúde de Matosinhos autorizou o funcionamento da referida torre”, disse a administração, em comunicado.
Contudo, a torre já tinha sido submetida a diversos processos de higienização e purga, tendo ainda sido instalado um dispositivo de desinfeção automático, revelou.
A Ramirez, a par com a empresa de produtos lácteos Longa Vida, igualmente em Matosinhos, eram as duas empresas “suspeitas” pelo foco de contágio de Legionella no Grande Porto, que causou já nove mortes.
Na terça feira, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) adiantou que “como medida cautelar, a Autoridade de Saúde de Matosinhos procedeu à suspensão do funcionamento das torres de refrigeração de duas indústrias, localizadas no concelho de Matosinhos”.
Esta quinta feira, em conferência de imprensa, a Ramirez revelou que as análises realizadas deram negativo.
Pouco depois, a Longa Vida frisou, em comunicado, ainda não ter recebido os resultados do diagnóstico realizado às suas torres de refrigeração.
Apesar de aguardar a confirmação oficial sobre a fonte de contágio, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos pediu esta quinta feira esclarecimentos à Administração Regional de Saúde e às duas empresas do concelho “suspeitas” pelo surto de Legionella.
Depois de a Ramirez confirmar não ser a fonte de contágio, e confrontada com o mesmo, esta autarquia do distrito do Porto referiu que ainda não foi informada destes resultados mantendo, por isso, a indicação da existência de duas empresas “suspeitas” e não apenas de uma.
O número de pessoas internadas devido ao surto de Legionella na região do Grande Porto diminuiu para 17, com a recuperação de três doentes que esta quinta feira tiveram alta, confirmou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
Desses três doentes recuperados, dois verificaram-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde continuam internadas 10 pessoas, tendo a outra alta sido registada no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, que ainda presta assistência quatro pacientes.
No Hospital São João, no Porto, mantêm-se três pessoas internadas.
O número de casos de Legionella diagnosticados desde o início de surto, a 29 outubro, não sofreu até à data alterações, mantendo-se nos 85, mantendo-se também as nove mortes devido a complicações associadas à doença.
Na semana passada, o Ministério Público (MP) anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.