Última hora

Ministro do Ambiente nega sobrelotação nos transportes e risco na transmissão da Covid-19

2 Novembro 2020
Ministro do Ambiente nega sobrelotação nos transportes e risco na transmissão da Covid-19
País
0

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou esta segunda feira no parlamento que os transportes públicos são seguros, negando situações de sobrelotação ou de maior risco na transmissão da Covid-19.
“Não conheço nenhum caso de sobrelotação. Há casos de maior lotação. Já agora, não conheço nenhum caso comprovado, conhecido em Portugal, de transmissão do vírus Covid-19 em transporte coletivo. Ou seja, a utilização do transporte coletivo feito com máscara, com higiene, com as regras que todos conhecemos, é de facto segura e é importante que continue a ser feita”, sublinhou o governante, que tutela os transportes urbanos.
O ministro, que falava numa audição parlamentar para apreciação da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2021, respondia desta forma a uma pergunta da deputada do Bloco de Esquerda (BE), Isabel Pires, sobre as medidas previstas pela tutela para reforçar a oferta dos transportes públicos e prevenir situações de sobrelotação.
“Aquilo que nós sabemos é que na Área Metropolitana do Porto há algumas linhas da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), particularmente que vêm de fora do Porto e da zona oriental, que têm de ser reforçadas. O mesmo acontece na Área Metropolitana de Lisboa, particularmente na Linha de Sintra. Muito em breve haverá notícias sobre esse reforço”, prometeu o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
Ainda relativamente ao reforço dos transportes públicos, João Pedro Matos Fernandes referiu que já está assinado o contrato para a aquisição de 10 navios elétricos que integrarão a partir de 2022 a frota da Transtejo, que assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão.