Última hora

Já há 76 casos de Legionella do surto em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos e 8 mortes

13 Novembro 2020
Já há 76 casos de Legionella do surto em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos e 8 mortes
Local
0

O surto de Legionella nos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos, no distrito do Porto, causou hoje mais uma morte, elevando para oito o número total de óbitos devido à doença, revelaram fontes hospitalares.
O número de casos diagnosticados também aumentou hoje para 76, mais quatro em relação a quinta feira, sendo que duas pessoas estão a receber cuidados no Hospital São João, no Porto, e outras duas a serem assistidas no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde se registou o óbito de hoje, indicaram fontes oficiais daquelas unidades de saúde.
O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, é o que mais casos de doentes com Legionnella tem recebido, num total de 43, sendo que seis morreram e 15 mantêm-se internadas, 12 em enfermaria, duas em cuidados intermédios e uma na unidade de cuidados intensivos.
No Hospital São João, no Porto, já foram assistidas 8 pessoas com a doença, sendo que sete continuam internadas, dos quais quatro em enfermaria, uma em cuidados intermédios, e duas na unidade de cuidados intensivos.
No Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde o número de casos assistidos mantém-se nos 25 pelo terceiro dia consecutivo, continuando internadas 16 pessoas.
Ainda assim, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde anunciou esta sexta feira que converteu sete consultórios da consulta externa numa enfermaria com 10 camas, para responder a um possível aumento de casos de Legionella e também de Covid-19.
No total, estas três unidades de saúde registaram, desde o início do surto, que continua com origem desconhecida, oito mortes nos 76 casos diagnosticados, sendo que 38 continuam internados
Na quarta feira, o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto de Legionella.
Esta quinta feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde descartou que o foco de Legionella que está a afetar o concelho esteja relacionado com a água de consumo doméstico, distribuída na rede pública.
Elisa Ferraz confirmou que o foco de infeção ainda não foi descoberto, mas garantiu que a autarquia “está na linha da frente para o detetar”, embora reconhecendo que é um “processo difícil e complexo”.