Última hora

Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde atinge limite de camas para doentes com Covid-19

25 Novembro 2020
Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde atinge limite de camas para doentes com Covid-19
Local
0

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde anunciou esta terça feira que atingiu o limite na capacidade de tratamento de doentes infetados com SARS-Cov-2, tendo preenchidas as 39 camas alocadas à doença.
A unidade hospitalar, que presta a assistência a cerca de 142 mil habitantes daqueles dois concelhos, lembrou que, desde outubro, quintuplicou o número de vagas para o internamento destes doentes, passando de sete para 39 em cerca de dois meses.
“Com as atuais 39 camas alocadas a doentes infetados com SARS-Cov-2, o Centro Hospitalar atingiu o limite máximo da capacidade instalada para o efeito, o que acarreta algum condicionalismo na atividade cirúrgica. Das sete camas afetas ao tratamento de doentes Covid-19, existentes em outubro, o Centro Hospitalar dispõe agora de 39, mercê da evolução crítica da situação, com o consequente aumento de internamentos”, informou o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, através de comunicado.
No mesmo texto, o Centro Hospitalar apontou que “o crescimento abrupto da pandemia obstaculizou a projetada conversão da unidade” em Hospital Covid-free.
Assim, todo o 2.º piso do edifício, onde funcionavam os serviços de cirurgia e medicina interna, está agora reservado para o tratamento de doentes Covid-19, atingindo o limite da capacidade instalada possível.
“A readaptação das instalações hospitalares à dimensão da pandemia fez concentrar igualmente, no primeiro piso da unidade da Póvoa de Varzim toda a área cirúrgica, mantendo-se a unidade de Vila do Conde como unidade Covid-free, para doentes de medicina interna”, acrescentou o Centro Hospitalar.
Segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), Vila do Conde e Póvoa de Varzim estão entre os 17 municípios do país com maior incidência de Covid-19, sendo que o concelho poveiro regista 1.626 infetados por cada 100 mil habitantes e Vila do Conde 1.605.
Em Portugal, desde o início da pandemia, março, já morreram 4.056 pessoas dos 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).