Última hora

Empresa Longa Vida em Matosinhos ainda não recebeu resultado das análises à Legionela

20 Novembro 2020
Empresa Longa Vida em Matosinhos ainda não recebeu resultado das análises à Legionela
Local
0

A empresa de produtos lácteos Longa Vida, em Matosinhos, que desligou “preventivamente” as torres de refrigeração devido ao surto de Legionela no Grande Porto ainda não recebeu os resultados das análises realizadas às mesmas, disse esta quinta feira.
“A Longa Vida confirma que, até ao momento, não recebeu qualquer informação quanto ao resultado das recolhas realizadas pelas entidades públicas no centro de distribuição em Perafita, Matosinhos”, sublinhou a Longa Vida, em comunicado.
Dizendo estar a colaborar com a Autoridade de Saúde, a empresa diz esperar que a origem do surto seja identificada “o mais rapidamente possível”.
A origem do surto ainda não foi descoberta, mas a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) divulgou, na terça feira, que, “como medida cautelar, a Autoridade de Saúde de Matosinhos procedeu à suspensão do funcionamento das torres de refrigeração de duas indústrias, localizadas no concelho de Matosinhos”, embora sem especificar quais.
Já esta quinta feira, a conserveira Ramirez, que era uma das duas empresas “suspeitas” de serem a fonte de contágio e que também desligou as suas torres de refrigeração, revelou que as análises realizadas às mesmas deram negativo.
Também esta quinta feira, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos pediu esclarecimentos à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e às duas empresas do concelho “suspeitas” pelo surto de Legionela que já causou nove mortes.
Em comunicado, Luísa Salgueiro disse que, apesar de aguardar a confirmação oficial sobre a fonte de contágio que chegará com o resultado das análises às bactérias encontradas naquelas estruturas, entende ser tempo de sossegar as populações que habitam nas freguesias onde se encontram instaladas as empresas.
O número de pessoas internadas devido ao surto de Legionella na região do Grande Porto diminuiu para 17, com a recuperação de três doentes que esta quinta feira tiveram alta, confirmou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
Desses três doentes recuperados, dois verificaram-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde continuam internadas 10 pessoas, tendo a outra alta sido registada no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, que ainda presta assistência a quatro pacientes.
No Hospital São João, no Porto, mantêm-se três pessoas internadas.
O número de casos de Legionella diagnosticados desde o início de surto, a 29 outubro, não sofreu até à data alterações, mantendo-se nos 85, mantendo-se também as nove mortes devido a complicações associadas à doença.
Na semana passada, o Ministério Público (MP) anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.