Última hora

Eleições Primárias do PS de Vila do Conde adiadas para dezembro devido ao recolher obrigatório

12 Novembro 2020
Eleições Primárias do PS de Vila do Conde adiadas para dezembro devido ao recolher obrigatório
Política
0

As eleições primárias no PS de Vila do Conde, onde será escolhido o candidato local do partido às próximas eleições autárquicas, foram adiadas para 12 a 13 de dezembro devido ao recolher obrigatório, anunciou esta quinta feira a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista. O sufrágio estava agendado para este domingo, 15 de novembro, mas, segundo o PS de Vila do Conde, o “estado de emergência e o recolher obrigatório obrigam a adiamento do acto eleitoral”.
“Tendo em consideração o cumprimento das medidas impostas pelo decreto do estado de emergência e o respeito pelo recolher obrigatório, verificou-se que não estão reunidas as condições para que o ato eleitoral decorra com a devida normalidade neste domingo, 15 de novembro, como estava previsto”, pode ler-se num comunicado enviado.
Estas eleições primárias no PS de Vila do Conde são as primeiras na história do partido em que não só os militantes como também simpatizantes vão escolher um candidato para encabeçar as listas do partido numas eleições autárquicas.
Num processo que requereu uma inscrição prévia, 1.411 militantes e 2.412 simpatizantes, num total de 3.823 eleitores foram integrados nos cadernos eleitorais, após mostrarem vontade em participar neste sufrágio.
Vítor Costa, presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Vila do Conde, lidera a única lista que se apresentou para estas eleições, sendo, assim, o rosto principal do projecto dos socialistas para recuperar a liderança da Câmara vilacondense, que desde 2017 é comandada pelo movimento independente Nós Avançamos Unidos (NAU), da autarca Elisa Ferraz.
Na madrugada de domingo, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que a circulação estará limitada nos próximos dois fins-de-semana entre as 13:00 de sábado e as 5:00 de domingo e as 13:00 de domingo e as 5:00 de segunda feira nos 121 concelhos de maior risco de contágio. O Governo decretou também o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 5:00 nos dias de semana, a partir de segunda feira e até 23 de novembro, nos 121 municípios mais afectados pela pandemia.