Última hora

Doze infetados com Legionella na zona da Póvoa de Varzim internados no Hospital Pedro Hispano

8 Novembro 2020
Doze infetados com Legionella na zona da Póvoa de Varzim internados no Hospital Pedro Hispano
Local
0

O Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos, tem 12 pessoas internadas com Legionella, que foram encaminhas pelo Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, no distrito do Porto.
A informação foi hoje confirmada por fonte do hospital de Matosinhos, na sequência de notícias sobre um surto de Legionella na zona da Póvoa de Varzim.
O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila Conde nada adiantou sobre o assunto e pedidos de esclarecimento feitos à administração desta unidade, à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e Direção-Geral de Saúde (DGS) aguardam ainda resposta.
Segundo notícias de sábado, 17 pessoas foram infetadas com Legionella (doença do legionário), 12 das quais estariam no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. Duas outras teriam sido transferidas para a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. Outros dois doentes tiveram alta. E um homem de 85 anos terá falecido no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
“O Município da Póvoa de Varzim vem por este meio comunicar que entrou imediatamente em contacto com a autoridade de saúde local no sentido de solicitar esclarecimentos a respeito de um possível surto de Legionella no concelho.
Em resposta a este pedido de esclarecimento, tanto o Delegado de Saúde, como o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CHPVVC) declararam que, apesar de alguns dos casos estarem a ser tratados e/ou internados no nosso Centro Hospitalar, nenhum dos doentes é residente no concelho da Póvoa de Varzim.
Ainda assim, o nosso Município continuará a acompanhar de perto a evolução desta situação junto da Direção-Geral da Saúde, de modo a apurar mais detalhes sobre o ocorrido”, tornou público, em comunicado, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A doença do legionário é uma forma de pneumonia grave, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares, que, apesar de poder ser grave, tem tratamento efetivo.