Última hora

Barras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim fechadas à navegação devido à agitação do mar

3 Novembro 2020
Barras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim fechadas à navegação devido à agitação do mar
Local
0

Toda a costa portuguesa e o arquipélago da Madeira estão hoje e quarta feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, desde as 2:00 de hoje e até às 15:00 de quarta feira.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos Lisboa, Leiria e Coimbra, por causa do vento por vezes forte de norte/noroeste com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h) entre as 9:00 e as 21:00 de hoje.
A costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo também estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de norte com 4 metros, passando a ondas de nordeste, entre as 12:00 de hoje e as 18:00 de quarta feira.
O IPMA colocou ainda a Madeira sob aviso amarelo por causa da precipitação (entre as 9:00 e as 18:00 de hoje) e devido à previsão de vento forte de nordeste, com rajadas até 70 km/h, em especial nos extremos leste e oeste da ilha, entre as 12:00 de hoje e as 3:00 de quarta feira.
De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Ericeira estão fechadas a toda a navegação e as de Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão condicionadas devido à agitação marítima.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) recomenda a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, o reforço das amarrações e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, que se evite passeios junto ao mar e junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima e que se evite a pesca lúdica, mais concretamente junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.