Última hora

Mais de 2.000 inscritos nas primárias do PS para escolher candidato à Câmara de Vila do Conde

3 Novembro 2020
Mais de 2.000 inscritos nas primárias do PS para escolher candidato à Câmara de Vila do Conde
Política
0

É frequente ouvir dizer-se que os cidadãos se alheiam cada vez mais da política e que abdicam de nela participar. Mas no concelho de Vila do Conde, porém, demonstra-se o contrário.
As inéditas eleições primárias que o PS de Vila do Conde vai promover para escolher o candidato do partido à Câmara Municipal estão agendadas para 15 de novembro e, segundo os responsáveis socialistas, “podem fazer história no país”.
A iniciativa, promovida pela Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) de Vila do Conde, vai ser a primeira em que o PS abre a escolha do seu candidato a uma autarquia aos militantes e simpatizantes, num processo semelhante ao que levou António Costa a ser eleito como secretário-geral do partido, em 2014.
A diferença entre as eleições é que para escolher o secretário-geral do PS, em 2014, havia dois candidatos, António Costa e António José Seguro. Em Vila do Conde, para eleger o candidato do partido à Câmara Municipal, há apenas um, Vítor Costa.
No entanto, mais de 2.000 vilacondenses inscreveram-se para participar, juntamente com os militantes.
“Os candidatos a tão importante cargo são habitualmente escolhidos apenas pelos órgãos estatutários, que não obstante a legitimidade para o ato, acontecem em atos sem participação ativa da generalidade dos militantes partidários. Em Vila do Conde, pela primeira vez em Portugal, realizam-se eleições diretas abertas aos militantes, e também aos que quiseram inscrever-se para tal fim”, manifestou o PS de Vila do Conde em comunicado.
“A estas eleições, organizadas e fiscalizadas por uma Comissão Eleitoral, presidida pelo Constitucionalista Pedro Bacelar de Vasconcelos, concorre um candidato, Vítor Costa, professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto e investigador da Universidade do Porto, natural e residente em Vila do Conde, e Presidente da Comissão Política do PS, não se tendo apresentado, até à data estabelecida, quaisquer outras candidaturas”, informou o PS de Vila do Conde no mesmo comunicado.
As eleições primárias no PS de Vila do Conde vão decorrer durante o dia 15 de novembro, com mesas de voto em diversos pontos do concelho, em locais e horários a serem definidos.