Última hora

Vila do Conde e Póvoa de Varzim com taxa de infeção por Covid-19 superior à nacional

6 Outubro 2020
Vila do Conde e Póvoa de Varzim com taxa de infeção por Covid-19 superior à nacional
Local
0

Os municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim registaram entre 4 de agosto e 28 de setembro uma taxa de infeção por Covid-19 superior à média nacional.
O concelho de Vila do Conde registou na última semana 35 novos casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus. O concelho da Póvoa de Varzim contabilizou 22 novos infetados com o novo coronavírus. O total nos dois concelhos é de 57 novos casos de pessoas infetadas com o SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a doença Covid-19, uma descida de 44 casos em relação à atualização da semana anterior, em que houve 53 novos casos em Vila do Conde e 48 novos casos na Póvoa de Varzim, 87 nos dois concelhos.
O boletim semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela os números totais desde o início da pandemia até ao final do passado dia de domingo, 4 de outubro, e Vila do Conde contabiliza 930 casos e a Póvoa de Varzim regista 607 casos, um acumulado de 1537 registos, incluindo os que entretanto recuperaram ou faleceram.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, informou na conferência de imprensa sobre a pandemia de 25 de setembro que havia 287 surtos ativos de Covid-19 em Portugal. Do total de surtos, 124 registavam-se no Norte, dos quais Marta Temido destacou dois: um em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim, com ligação a um restaurante; e outro em Vila Nova de Gaia, associado a uma viagem turística. Havia, ainda 31 surtos no Centro, 93 em Lisboa e Vale do Tejo, 17 no Alentejo e 22 no Algarve.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgou o referido restaurante, por uma questão de confidencialidade, mas a 28 de setembro o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, defendeu “que se houve um surto no restaurante não será motivo para qualquer alarmismo nem perda de negócio. São situações recorrentes, sendo que nós pretendemos transmitir a informação com a maior transparência e fidelidade possíveis”.
Relativamente a um surto numa clínica de saúde da Póvoa de Varzim, Graça Freitas disse na mesma conferência de imprensa de 28 de setembro que o mesmo se mantinha ativo, mas com apenas um caso de infeção nos últimos dias.
Graça Freitas explicou na altura que o caso da clínica da Póvoa de Varzim, sem identificar a instituição, “é um surto antigo, com origem no dia 6 de agosto. Houve um caso confirmado no dia 24 de setembro, mas o surto está em fase de resolução”, salientando que o mesmo “provocou ao todo 85 infeções e um óbito”.