Última hora

Sporting-FC Porto é o clássico da quarta jornada da I Liga com o líder Benfica em Vila do Conde

15 Outubro 2020
Sporting-FC Porto é o clássico da quarta jornada da I Liga com o líder Benfica em Vila do Conde
Desporto
0

O clássico Sporting-FC Porto é ‘prato forte’ da quarta jornada da I Liga de futebol, antes do Benfica visitar o Rio Ave, em jogos que antecedem a fase de grupos das competições da UEFA.
O jogo entre ‘leões’ e ‘dragões’, que será o primeiro entre ambos sem público nas bancadas do Estádio José Alvalade (20:30), deverá promover algumas estreias de jogadores, mas tem outros em dúvida.
No FC Porto, que vem de uma derrota em casa com o Marítimo (3-2), Alex Telles saiu para o Manchester United e Danilo para o Paris Saint-Germain e chegaram os reforços Nanu, Sarr, Grujic, Toni Martínez e Felipe Anderson, enquanto, também nos últimos dias do mercado, já após a terceira ronda, o Sporting assistiu ao regresso de João Mário e viu partir Wendel para o Zenit.
O clássico poderá promover a estreia de alguns, em contraponto às dúvidas no FC Porto em relação a Marchesín (lesão) ou Luís Díaz e Uribe (contacto com um caso Covid-19), ou no Sporting em relação Feddal e Jovane Cabral, que treinam sob vigilância médica, e Eduardo Quaresma e Sporar, que efetuam tratamento devido a problemas físicos.
No jogo, os ‘dragões’ estão pressionados após a derrota em casa com o Marítimo, que os deixou a três pontos do rival Benfica (com pleno de vitórias), enquanto o Sporting procura manter o registo cem por cento vitorioso, quando tem em atraso o jogo com o Gil Vicente.
O líder Benfica chega à ronda, e após a paragem para as seleções, à procura da quarta vitória, numa visita sempre difícil a Vila do Conde, frente a um Rio Ave nesta época treinado por Mário Silva e que ainda não venceu, somando três empates.
Para o jogo de domingo, às 20 horas, Jorge Jesus tem em dúvida o central Vertonghen, com uma fratura no rosto, e não deverá ainda contar com o médio marroquino Taarabt, sendo possível a estreia a titular, ao lado de Otamendi, do central francês Todibo.
O Rio Ave (13.º), que no arranque de época levou o AC Milan às grandes penalidades e falhou por pouco a fase de grupos da Liga Europa, ainda não venceu no campeonato, com empates fora com Tondela e Famalicão, e em casa com o Vitória de Guimarães.
Tal como os vila-condenses, Farense (18.º, só com derrotas), Tondela (17.º), Portimonense (16.º), Paços de Ferreira (15.º) e Boavista (14.º) ainda não venceram na edição 2020/21 da I Liga de futebol.
A jornada tem início no sábado com as visitas de Portimonense e de Tondela ao Marítimo (3.º) e ao Gil Vicente (9.º, com menos um jogo), respetivamente, a partir das 15:30, enquanto o Paços de Ferreira – que não terá o treinador Pepa, que testou positivo à Covid-19 – recebe no domingo o Santa Clara (2.º), às 15 horas, e o Boavista na segunda feira o Vitória de Guimarães (8.º), às 20:15.
Será a estreia de João Henriques, que nas duas últimas épocas treinou o Santa Clara, à frente do Vitória de Guimarães, depois de o ex-futebolista internacional Tiago Mendes, que tinha em Guimarães a primeira experiência como treinador na Liga, ‘bater com a porta’, apresentando a demissão.
Em outros jogos, o Sporting de Braga (12.º), com a possibilidade do regresso do argentino Gaitán, que tinha uma paragem por lesão estimada em quatro semanas, recebe no sábado o Nacional (6.º, ainda sem derrotas), e o Belenenses SAD (11.º) joga também em casa, mas no domingo com o Moreirense (7.º).
A quarta jornada antecede as estreias europeias de FC Porto, na quarta feira na Liga dos Campeões, em casa do Manchester City, e de Benfica e de Sporting de Braga, na quinta feira, na Liga Europa, com as águias em casa dos polacos do Lech Poznan, e os arsenalistas em Braga, com o AEK Atenas.