Última hora

Rio Ave perde com AC Milan após maratona de 24 grandes penalidades e falha sonho da Liga Europa

2 Outubro 2020
Rio Ave perde com AC Milan após maratona de 24 grandes penalidades e falha sonho da Liga Europa
Desporto
0

O Rio Ave falhou esta quinta feira o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa de futebol, ao perder com os italianos do AC Milan, no desempate por grandes penalidades, num jogo de play-off disputado em Vila do Conde.
A equipa transalpina adiantou-se no marcador através de Saelemaekers, aos 51 minutos, mas os vilacondenses reagiram e igualaram, por Francisco Geraldes, aos 72 minutos, tendo Gelson Dala, logo no primeiro minuto do prolongamento (90+1), adiantado a equipa vilacondense no marcador, para Çalhanoglu, na conversão de uma grande penalidade, repor a igualdade, aos 120+2.
Depois de uma igualdade a uma bola no tempo regulamentar e a dois golos no final do prolongamento, a eliminatória teve de ser decidida nas grandes penalidades e só ao 24.º pontapé, quando Aderlan Santos permitiu a defesa a Donnarumma, é que ficou decidida a favor dos italianos (9-8).
“Acho que vai demorar algum tempo a perceber, depois de um desfecho destes, que nos fez sofrer muito. Estamos frustrados e certamente que esta noite não iremos dormir em condições, mas é o futebol. Há que olhar em frente, por mais que tentemos perceber o que se passou, não vamos conseguir”, manifestou no final da partida o treinador-adjunto do Rio Ave, Augusto Gama.
“É evidente que, quem não conhecer a equipa do Rio Ave, irá ficar surpreendido, mas como disse na antevisão, o Rio Ave não tem medo de qualquer adversário. Respeitamos sempre todos os adversários. Jogámos com uma equipa de topo [a nível] europeu, demonstrámos em campo que podemos lutar igual para igual com qualquer equipa e foi isso que fizemos. Foi pena pela qualidade e pela entrega dos jogadores. Não conseguimos levar de vencida esta eliminatória, penso que era merecido”, salientou no final do jogo o técnico-adjunto do Rio Ave, Augusto Gama.
“Estava à espera deste tipo de dificuldades, vi os jogos do Rio Ave, especialmente com o Besiktas. O Milan, até ao 1-1, conseguiu sempre ter o controlo do jogo. Na segunda parte, perdemos um pouco de lucidez, mas conseguimos estar taco a taco com o Rio Ave até ao final dos 90 minutos e no prolongamento”, destacou Stefano Pioli, treinador do AC Milan, no final da partida.
“É difícil controlar as emoções em todos os momentos, mas nos penáltis, o resultado pode cair para qualquer lado. O Milan teve sempre o pensamento claro, desde que entrou no estádio, de sair com o primeiro objetivo da época. O Rio Ave é uma equipa jovem, muitos com a primeira experiência na Europa. Estou satisfeito. As emoções estiveram ao rubro, é um primeiro objetivo importante”, terminou Stefano Pioli, técnico do AC Milan, no fim do jogo.
Antes do começo da partida entre Rio Ave e AC Milan, 700 milhões de euros separavam as duas equipas, mas em campo a estória foi outra. O Rio Ave, com um orçamento de 10 milhões de euros, fez história, ao jogar de igual para igual, olhos nos olhos, com um gigante europeu, daqueles com um palmarés de sete Ligas dos Campeões, quatro Mundiais de Clubes e 18 Campeonatos Italianos, mas a sorte do jogo acabaria por bafejar a equipa italiana nas grandes penalidades por terras de Vila do Conde.